QUALIDADE NUTRICIONAL DE CARDÁPIOS PLANEJADOS PARA RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS DE UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2017.25890Palavras-chave:
Serviços de Alimentação. Universidades. Promoção da Saúde. Guias Alimentares. Planejamento de Cardápio.Resumo
Objetivo: Avaliar a qualidade nutricional de cardápios planejados para os restaurantes universitários das Universidades Federais no Brasil. Material e Métodos: Estudo transversal quantitativo, com cardápios de 22 restaurantes universitários, divididos em suas respectivas regiões, e planejados para o almoço do mês de março de 2015. Para a análise, utilizou-se o método da Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio – AQPC, o Guia Alimentar para a População Brasileira, e a publicação do Ministério da Saúde sobre Alimentos Regionais Brasileiros. Resultados e Discussão: Pelo AQPC, a presença de folhosos, carne gordurosa e conservas apresentaram-se adequadas nas cinco regiões. Já a monotonia das cores e alimentos ricos em enxofre tiveram percentuais inadequados, despertando um alerta, pois cardápios coloridos tornam-se mais atraentes visualmente e o consumo de refeições ricas em enxofre pode causar desconforto abdominal. A oferta de prato proteico vegetariano nas regiões Sul e Sudeste ocorreu em 50% e 88% dos cardápios analisados, respectivamente. E quanto à presença de arroz integral, 83% dos cardápios da região Sul e 78% dos cardápios da região Sudeste planejaram a oferta. Vale ressaltar que o planejamento dos dois itens foi menos frequente ou não ofertado pelas regiões Centro-oeste, Norte e Nordeste. A maior parte dos restaurantes disponibiliza doces ultraprocessados, como pudins, gelatinas e doces em barra. Quanto à presença de frutas regionais, as regiões variaram pouco em sua oferta. Conclusão: Cada região deve adequar os cardápios planejados para os restaurantes universitários em diferentes aspectos, sendo essencial considerar questões nutricionais e sensoriais ao elaborá-los.
DOI: 10.12957/demetra.2017.25890
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.