PROGRAMAS DE SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR COM LEITE E A AGENDA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL BRASILEIRA

Autores

  • André Teixeira Vessoni Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
  • Patricia Constante Jaime Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2019.37229

Palavras-chave:

Suplementação Alimentar. Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação. Segurança Alimentar e Nutricional. Nutrição da Criança.

Resumo

O presente trabalho descreve os programas de suplementação alimentar com leite nos estados e capitais brasileiras e discute sua pertinência e adequação perante a agenda brasileira de segurança alimentar e nutricional. Métodos: Realizou-se mapeamento (via websites dos governos) e descrição (via formulário eletrônico a órgãos da administração pública) dos programas existentes. À luz de recortes do II Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, foram feitas reflexões acerca dos programas descritos. Resultados: Foram mapeados programas em 14 estados e cinco capitais. Foram descritos seis programas, quatro estaduais (PAA-Leite, em Minas Gerais e Pernambuco; VivaLeite, em São Paulo; Provimento Alimentar Institucional, no Distrito Federal) e dois municipais (Leve Leite, em São Paulo; Leite do Meu Filho, em Manaus). Estes foram avaliados quanto ao uso de bases de cadastro social no planejamento e monitoramento; aproximação das políticas de incentivo a agricultura familiar; aproximação da agenda de promoção da alimentação adequada e saudável às crianças menores de dois anos. Conclusões: O PAA-Leite e Provimento Alimentar Institucional são os que mais se aproximam dos pressupostos e desafios da agenda de segurança alimentar e nutricional. O VivaLeite, Leve Leite e Leite do Meu Filho são os que mais se distanciam desta.

DOI: 10.12957/demetra.2019.37229

 

Biografia do Autor

André Teixeira Vessoni, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Graduado em Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, e graduado em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Especialista em Treinamento Físico Aplicado à Reabilitação cardiológica primária e secundária pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Atualmente, atuo enquanto bolsista de apoio técnico (FAPESP) em projetos de pesquisa na área de "intervenções e políticas públicas de alimentação e nutrição", vinculados ao departamento ao departamento de Nutrição em Saúde Pública da FSP-USP.

 

 

com atuação (enquanto bolsista de apoio técnico) em projetos de pesquisa vinculados ao Departamento de Nutrição em Saúde Pública da mesma instituição. 

Patricia Constante Jaime, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Nutricionista. Mestre e Doutora em Saúde Pública pela FSP/USP. Pós-Doutora em Epidemiologia Nutricional pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde - NUPENS / USP e em Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição pela London School of Hygiene and Tropical Medicine, Reino Unido.  Professora associada do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP). Foi Coordenadora da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde no período de 2011 a 2014. Tem experiência no campo da alimentação e nutrição em saúde coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de programas e políticas de alimentação e nutrição, consumo alimentar de grupos populacionais, intervenções nutricionais e promoção da alimentação saudável.

Publicado

2019-06-27

Como Citar

Vessoni, A. T., & Jaime, P. C. (2019). PROGRAMAS DE SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR COM LEITE E A AGENDA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL BRASILEIRA. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 14, e37229. https://doi.org/10.12957/demetra.2019.37229

Edição

Seção

Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva