ENFRENTAMENTOS PARA A IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DE GRUPOS EDUCATIVOS PARA GESTANTES NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE

Autores

  • Silvia Pereira Universidade Federal Fluminense
  • Daniele Mendonça Ferreira Universidade Federal Fluminense
  • Jane Carlos Santana Capelli Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Professor Aloísio Teixeira
  • Audrey Vidal Pereira Universidade Federal Fluminense
  • Alexandra Anastácio Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28804

Palavras-chave:

Educação em Saúde. Gestantes. Planejamento Estratégico.

Resumo

Este estudo objetiva compreender as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças na implementação e manutenção de atividades educativas em grupo para gestantes na atenção básica em saúde e propor um planejamento estratégico para auxiliar profissionais de saúde na operacionalização dessas ações. Utilizou-se a observação participante e entrevista semiestruturada para a coleta de dados. A análise foi realizada utilizando a Matriz FOFA (acróstico para Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) e o planejamento estratégico foi pautado nos postulados de Matus. Foram consideradas Fortalezas o desejo da equipe em retomar as atividades de grupo, o espaço disponível na unidade e o material educativo disponível.  Como Oportunidades a presença de discentes do Programa de Educação pelo Trabalho do Ministério da Saúde inseridos na unidade. Aponta-se como Fraquezas a falta de planejamento participativo, os meios de divulgação, escolha aleatória das datas, cancelamentos e remarcações das reuniões. Ademais, a metodologia educativa utilizada não seguiu as prerrogativas da aprendizagem crítica reflexiva e da educação popular em saúde. Desta forma, a partir de questões identificadas pelo planejamento estratégico para a continuidade do grupo educativo, os desafios a serem superados estão relacionados, principalmente, em fazer do usuário o protagonista do espaço da instituição de saúde e a mudança de visão da gestão em todas as esferas de poder para consolidar a realização de ações educativas em grupos.

Este estudo descreve as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças na implementação e manutenção de atividades educativas em grupo para gestantes na atenção básica em saúde. Propõe, ainda, um planejamento estratégico para auxiliar profissionais de saúde na operacionalização dessas ações. Utilizaram-se a observação participante e entrevista semiestruturada para a coleta de dados. A análise foi realizada utilizando a matriz FOFA (acróstico para Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), e o planejamento estratégico foi pautado nos postulados de Matus. Foram consideradas Fortalezas o desejo da equipe em retomar as atividades de grupo, o espaço na unidade e o material educativo disponível. Como Oportunidades, a presença de discentes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde do Ministério da Saúde inseridos na unidade. Apontam-se como Fraquezas a falta de planejamento participativo, os meios de divulgação, escolha aleatória das datas, cancelamentos e remarcações das reuniões. Ademais, a metodologia educativa utilizada não seguiu as prerrogativas da aprendizagem crítica reflexiva e da educação popular em saúde. Desta forma, a partir de questões identificadas pelo planejamento estratégico para a continuidade do grupo educativo, os desafios a serem superados estão relacionados, principalmente, em fazer do usuário o protagonista do espaço da instituição de saúde e a mudança de visão da gestão em todas as esferas de poder para consolidar a realização de ações educativas em grupos.

DOI: 10.12957/demetra.2017.28804

 

Biografia do Autor

Silvia Pereira, Universidade Federal Fluminense

Professora do Departamento de Nutrição Social da Faculdade de BNutricao Emília de Ferreira, atua na área de Nutrição, com ênfase em Alimentação e Nutrição Escolar, Educação Nutricional, Nutrição em Saúde Pública e Nutrição Materno-Infantil.

Daniele Mendonça Ferreira, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Nutrição Social, Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro.  Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Alimentação e Nutrição Escolar, Educação Nutricional, Nutrição em Saúde Pública e Nutrição Materno-Infantil.

Jane Carlos Santana Capelli, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Professor Aloísio Teixeira

Atualmente é professora Adjunto IV do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Campus UFRJ - Macaé Professor Aloísio Teixeira, atuando na área de Saúde Coletiva, nos seguintes temas: Políticas e Programas em Alimentação e Nutrição, Saúde Auditiva, Avaliação Nutricional de Grupos Populacionais, Saúde Materno Infantil, Epidemiologia do Câncer, Epidemiologia Nutricional.

Audrey Vidal Pereira, Universidade Federal Fluminense

Atualmente está como professor Adjunto na Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva / Estratégia de Saúde da Família e Saúde da Mulher / Enfermagem Obstétrica. Tem atuado em áreas de investigação com os seguintes temas: saúde da mulher, gênero e trabalho.

Alexandra Anastácio, Universidade Federal Fluminense

Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense da área de Ciências dos Alimentos. Desenvolve projetos com financiamentos da FAPERJ e UFF nas seguintes temáticas:1. Nutrição e Saúde da Mulher e da Criança. 2. Alimentos para fins especiais. É líder do Núcleo de Pesquisa em Alimentação e Consumo-NUPAC da UFF, integrante do Grupo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Alimentação e Saúde Escolar (GEPASE-UFF) e Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Ciências da Nutrição da UFF (PPGCN).

Publicado

2017-11-04

Como Citar

Pereira, S., Ferreira, D. M., Capelli, J. C. S., Pereira, A. V., & Anastácio, A. (2017). ENFRENTAMENTOS PARA A IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DE GRUPOS EDUCATIVOS PARA GESTANTES NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 12(4), 1133–1146. https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28804

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE