ANÁLISE DOS CADERNOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL VOLTADOS AOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS

Autores

  • Letícia Simon Fundação de Assistência Social – Prefeitura Municipal de Caxias do Sul - RS.
  • Maurem Ramos Departamento de Nutrição, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Roger dos Santos Rosa Departamento de Medicina Social, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28652

Palavras-chave:

Educação Alimentar e Nutricional. Assistência Social. Promoção da Saúde. Segurança Alimentar e Nutricional. Políticas Públicas

Resumo

Contexto: A Educação Alimentar e Nutricional tem importante papel na promoção da saúde por meio da mudança do comportamento alimentar. Diante disso, vem sendo incorporada como estratégia nas políticas públicas brasileiras de diversos setores. Os serviços socioassistenciais visam à redução de riscos e vulnerabilidade, bem como à promoção de direitos, configurando espaços com potencial para o processo educativo. Objetivo: Analisar criticamente, à luz de Paulo Freire e na perspectiva de material educativo/didático, os Cadernos de Educação Alimentar e Nutricional voltados aos serviços socioassistenciais, identificando a dimensão teórico-metodológica na sua construção, aplicabilidade de conceitos e informações abordados, a responsabilidade pela implementação do processo de Educação Alimentar e Nutricional e verificando sua estrutura e redação. Resultados: Após análise dos Cadernos, verificou-se que (i) a fundamentação teórico-metodológica a ser seguida não é mencionada e, embora façam alusão a Paulo Freire, as atividades propostas não estão de acordo com os conceitos pressupostos por este; (ii) a redação apresenta falhas com relação à norma escrita e ao uso de referências; (iii) o profissional responsável pela execução das ações não está indicado. Conclusão: A publicação de orientações para o processo de Educação Alimentar e Nutricional é fundamental, mas deve ter fundamentação teórico-metodológica clara e concisa para, de fato, contribuir com a mudança autônoma e voluntária do comportamento alimentar.

DOI: 10.12957/demetra.2017.28652

 

 

Biografia do Autor

Letícia Simon, Fundação de Assistência Social – Prefeitura Municipal de Caxias do Sul - RS.

Possui graduação como Bacharel em Nutrição pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO-PR (2009). Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (2012). Especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente é nutricionista da Fundação de Assistência Social (FAS) e integrante do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do município de Caxias do Sul - RS.

Maurem Ramos, Departamento de Nutrição, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Sou Graduada em Nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1976), Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e Doutora em Ciencias da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Sou professora do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Minha área de atuação é em Nutrição Social com regência em Educação Alimentar/nutricional, supervisora do internato de nutrição social . Membro da Comissão Assessora da área da Nutrição para o ENADE 2013 e Ciclo avaliativo do Sinaes.

Roger dos Santos Rosa, Departamento de Medicina Social, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutor em Epidemiologia/PPGEPi-UFRGS (2006), Mestre em Administração - área de Finanças/PPGA-UFRGS (1995), especialista em Medicina Preventiva e Social/Hospital de Clínicas de Porto Alegre (1989) e em Saúde Pública/ENSP-FIOCRUZ (1990), graduado em Medicina/UFRGS (1987) e em Administração Pública/UFRGS (1996). É Professor do Departamento de Medicina Social da UFRGS (1991-) e Analista do Banco Central do Brasil (1994-). Participa como membro titular do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (1997-). Desde 1995, coordena o Curso de Especialização em Saúde Pública/UFRGS. É professor orientador do Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva/UFRGS (2013-) e do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde/UFRGS (2013-). Coordena o Programa de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades (2013-). É Coordenador Substituto de Pessoal e Financeiro da representação do Banco Central do Brasil em Porto Alegre (2013-) e foi Consultor da OPAS/OMS para o projeto UrbanHeart e Governança em Porto Alegre (SDE1300-3)(2013-2014). Atua na área de Saúde Coletiva/Saúde Pública com interesse nos temas epidemiologia, administração e planejamento em saúde, vigilância em saúde, economia da saúde e administração pública.

Publicado

2017-10-05

Como Citar

Simon, L., Ramos, M., & dos Santos Rosa, R. (2017). ANÁLISE DOS CADERNOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL VOLTADOS AOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 12(4), 1053–1069. https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28652

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE