CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA MERENDEIRAS ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2017.23712Palavras-chave:
Merendeiras. Escola. Saúde. Alimentação Escolar.Resumo
Introdução: A escola é considerada espaço ideal para educação em saúde. As refeições oferecidas aos alunos são uma oportunidade para aprendizagem e socialização. Ressalta-se que neste contexto, a função dos cozinheiros vai além de preparar as refeições, pois muitas vezes, precisam planejar o cardápio e substituir alguns alimentos. Objetivo: Este estudo realizou o Curso de Desenvolvimento Profissional com cozinheiros de escolas públicas no distrito de Xerém em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil, para promover o aprendizado acerca de alimentação saudável. Métodos: O curso contou com a participação de 26 profissionais, e ocorreu durante quatro dias consecutivos nas salas de aula da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Instituto de Nutrição Josué de Castro. A avaliação prévia e posterior sobre os conhecimentos de alimentação saudável ocorreu por meio de jogos: o Jogo Prato Saudável e o Jogo da Pirâmide dos Alimentos. As atividades propostas foram palestra, elaboração de materiais educativos pelos participantes, e oficina de culinária. Foram utilizados o software R, e os testes de Shapiro-Wilk para verificar se os dados apresentavam distribuição normal e Wilcoxon (p <0,05) para verificar se houve aprendizado após intervenção. Resultados: Os participantes obtiveram melhora significativa em suas pontuações nos jogos avaliativos após as atividades educativas. Conclusão: O curso de aperfeiçoamento profissional promoveu o conhecimento da maioria dos participantes, que foi demonstrado pelos resultados dos jogos usados avaliativos, com melhoria nas pontuações. Sugere-se atividades que envolvam toda a comunidade escolar para promoção de melhor qualidade de vida e saúde para este grupo.
DOI: 10.12957/demetra.2017.22712
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.