CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA MERENDEIRAS ESCOLARES

Margareth Xavier da Silva, Débora Pinto de Oliveira Santos, Rogério Mello Gonçalves Filho, Anna Paola Trindade Rocha Pierucci, Cristiana Melo Porto Pedrosa

Resumo


Introdução: A escola é considerada espaço ideal para educação em saúde. As refeições oferecidas aos alunos são uma oportunidade para aprendizagem e socialização. Ressalta-se que neste contexto, a função dos cozinheiros vai além de preparar as refeições, pois muitas vezes, precisam planejar o cardápio e substituir alguns alimentos. Objetivo: Este estudo realizou o Curso de Desenvolvimento Profissional com cozinheiros de escolas públicas no distrito de Xerém em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil, para promover o aprendizado acerca de alimentação saudável.  Métodos: O curso contou com a participação de 26 profissionais, e ocorreu durante quatro dias consecutivos nas salas de aula da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Instituto de Nutrição Josué de Castro. A avaliação prévia e posterior sobre os conhecimentos de alimentação saudável ocorreu por meio de jogos: o Jogo Prato Saudável e o Jogo da Pirâmide dos Alimentos. As atividades propostas foram palestra, elaboração de materiais educativos pelos participantes, e oficina de culinária. Foram utilizados o software R, e os testes de Shapiro-Wilk para verificar se os dados apresentavam distribuição normal e Wilcoxon (p <0,05) para verificar se houve aprendizado após intervenção. Resultados: Os participantes obtiveram melhora significativa em suas pontuações nos jogos avaliativos após as atividades educativas. Conclusão: O curso de aperfeiçoamento profissional promoveu o conhecimento da maioria dos participantes, que foi demonstrado pelos resultados dos jogos usados ​​avaliativos, com melhoria nas pontuações. Sugere-se atividades que envolvam toda a comunidade escolar para promoção de melhor qualidade de vida e saúde para este grupo.

DOI: 10.12957/demetra.2017.22712

 


Palavras-chave


Merendeiras. Escola. Saúde. Alimentação Escolar.

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DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2017.23712

e-ISSN: 2238-913X


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