IDEALIZAÇÃO, MARCOS E TRAJETÓRIAS DE PESO EM MULHERES COM EXCESSO DE PESO: REFLEXÕES PARA O TRATAMENTO NUTRICIONAL

Autores

  • Camila de Souza Meirelles Universidade de São Paulo - USP
  • Lucas Vieira Francisco Universidade de São Paulo (USP)
  • Ana Carolina de Aguiar Moreira Universidade de São Paulo
  • Rosa Wanda Diez-Garcia Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2016.22510

Palavras-chave:

Obesidade. Mulheres. Alterações de peso corporal. Perda de peso. Ganho de peso. Dieta

Resumo

Este estudo exploratório teve o objetivo de compreender a idealização, os marcos e as trajetórias de peso de mulheres com excesso de peso que buscam o tratamento para emagrecer em ambulatório de nutrição. Para isso, comparou-se o peso aferido, o habitual e o desejado de 167 mulheres com excesso de peso atendidas ambulatoriamente em hospital terciário e também analisou-se as informações sobre as causas e a trajetória de alterações de peso registradas com detalhes em 31 prontuários. Os resultados mostraram que as pacientes chegaram ao serviço com obesidade grau II, que é superior ao referido como IMC habitual (obesidade grau I), e desejavam atingir o IMC classificado como sobrepeso. Ao analisar os marcos de ganho de peso foi visto que a maioria deles são eventos que promovem mudanças no contexto social e alimentar, como casamento, alteração na rotina de trabalho, gravidez, doença e problemas familiares. A flutuação de peso (efeito ioiô) em diferentes fases da vida foi recorrente nas descrições do histórico de peso. Majoritariamente, as pacientes (65,4%) relataram que anteriormente ao início do tratamento nutricional já haviam realizado dietas para perda de peso sem orientação profissional. Através das análises dos marcos e trajetórias de peso das pacientes é possível verificar uma grande diversidade de fatores que influenciam cada paciente em sua construção social do corpo. Desse modo, acredita-se que a investigação e o entendimento dessas informações podem favorecer a adesão ao tratamento nutricional no contexto clínico de estabelecimento de metas para perda de peso.

DOI: 10.12957/demetra.2016.22510



Biografia do Autor

Camila de Souza Meirelles, Universidade de São Paulo - USP

Formada na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", realizou aprimoramento profissional no Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto, e atualmente é mestranda da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Clínica Médica area em Investigações Biomédicas. Desenvolve pesquisas em duas linhas: alteração do paladar e interferencias no estado nutricional (baseado em abordagem qualitativa) e atenção nutricional na obesidade.

Lucas Vieira Francisco, Universidade de São Paulo (USP)

Formado na Universidade de São Paulo, atualmente é mestrando da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Clínica Médica area em Investigações Biomédicas. Desenvolve pesquisas relacionadas a abordagem terapeutica da obesidade

Ana Carolina de Aguiar Moreira, Universidade de São Paulo

Nutricionista pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro ? UFTM (2011), participou do Programa de Aprimoramento Profissional em Especialização em Nutrição do Hospital das Clínicas da FMRP/USP (2012). Mestre (2014) e doutoranda pelo Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo FMRP/USP, com ênfase na relação entre as emoções negativas, o comportamento alimentar e os hormônios reguladores do apetite. Membro do grupo de estudo e pesquisa PrátiCA - Laboratório de Práticas e Comportamento Alimentares. Membro da equipe do Ambulatório de Nutrição da Endocrinologia Ginecológica (ANECG) do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, onde atua como tutora e supervisora dos atendimentos. Realizou o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino durante 6 semestres nas disciplinas de Educação nutricional e mudanças alimentares, Educação nutricional aplicada ao indivíduo e Estágio em dietoterapia ambulatorial.

Rosa Wanda Diez-Garcia, Universidade de São Paulo (USP)

Professora Associada do Curso de Nutrição e Metabolismo da FMRP-USP no qual ministra disciplinas relacionadas às áreas de educação nutricional e nutrição clínica. Coordena o PrátiCA - Laboratório de Práticas e Comportamento Alimentares cujo objeto de estudo são as interrelações sócio-culturais e biológicas das práticas e do comportamento alimentares em diferentes condições. Atua em duas linhas de pesquisa: práticas e comportamento alimentares e atenção nutricional.

Publicado

2016-11-22

Como Citar

Meirelles, C. de S., Francisco, L. V., Moreira, A. C. de A., & Diez-Garcia, R. W. (2016). IDEALIZAÇÃO, MARCOS E TRAJETÓRIAS DE PESO EM MULHERES COM EXCESSO DE PESO: REFLEXÕES PARA O TRATAMENTO NUTRICIONAL. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 11(Supl.), 1185–1200. https://doi.org/10.12957/demetra.2016.22510

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE