ALIMENTAÇÃO, CORPO E SUBJETIVIDADES NA EDUCAÇÃO FÍSICA E NA NUTRIÇÃO: O RANÇO DA ADIPOSIDADE E A ASCENSÃO DOS MÚSCULOS

Autores

  • Juliana Brandão Pinto de Castro Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte. Instituto de Educação Física e Desportos. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação. Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde. Instituto de Nutrição. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Rafael da Silva Mattos Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte. Instituto de Educação Física e Desportos. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Michelle Delboni dos Passos Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde. Instituto de Nutrição. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Fernanda Silva Dias de Aquino Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Jeferson José Moebus Retondar Instituto de Educação Física e Desportos. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Anderson dos Santos Machado Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2016.21995

Palavras-chave:

Educação Física e Treinamento, Ciências da Nutrição, Estudantes, Imagem Corporal, Saúde Coletiva.

Resumo

 

O objetivo deste artigo é discutir questões relativas à imagem corporal no universo de estudantes dos cursos de graduação em Educação Física e Nutrição de uma universidade pública no município do Rio de Janeiro. Trata-se de estudo de natureza socioantropológica, situado no campo da Saúde Coletiva, cuja estratégia metodológica consistiu em articular observação participante e entrevistas informais e formais com esses discentes. Observou-se que há uma pressão para que sejam modelos de boas práticas alimentares e corporais, ou seja, comportamentos considerados saudáveis, além de apresentarem uma imagem corporal concernente com os padrões estéticos vigentes, discurso que predomina entre eles nos espaços acadêmicos e fora destes. Valores relativos a juventude, sexo e estética corporal são aí mobilizados e relacionados à convivência social, às posições de distinção na sociedade fortemente hierarquizada, reação às normas e regras sociais, entre outros aspectos na sociedade de consumo, onde o culto à imagem do corpo tende a ser hegemônico.

DOI: 10.12957/demetra.2016.21995

 

Biografia do Autor

Juliana Brandão Pinto de Castro, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte. Instituto de Educação Física e Desportos. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação. Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde. Instituto de Nutrição. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Professora do Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD/UERJ).

Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde (INU/UERJ).

Doutorado em andamento em Ciências do Exercício e do Esporte (IEFD/UERJ).

Licenciatura Plena em Educação Física (IEFD/UERJ).

Rafael da Silva Mattos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte. Instituto de Educação Física e Desportos. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Professor Adjunto do Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD/UERJ).

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte (PPGCEE/UERJ).

Doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ).

Bacharel em Filosofia (UERJ).

Licenciado em Educação Física (UERJ).

Michelle Delboni dos Passos, Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde. Instituto de Nutrição. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Doutora em Alimentação, Nutrição e Saúde pelo Instituto de Nutrição (INU/UERJ)

Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde (PPGANS/UERJ)

Graduação em Nutrição (UFOP)

Fernanda Silva Dias de Aquino, Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Professora de Língua Francesa na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mestre em Linguística Aplicada (UFRJ).

Especialização em Língua Portuguesa (PUC/MG).

Bacharelado e Licenciatura em Português e Francês (UFRJ).

Curso de Extensão Universitária na Université Nancy 2 na França.

Jeferson José Moebus Retondar, Instituto de Educação Física e Desportos. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Professor Associado do Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD/UERJ).

Coordenador do Laboratório do Imaginário Social sobre as Práticas Corporais e Lúdicas (LISACEL/UERJ).

Anderson dos Santos Machado, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Mestre em Saúde Coletiva (PPGCol/UFRGS).

Bacharel em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo (UFSM).

Especialista em Comunicação em Saúde (UNISINOS/ESP-RS).

Especialista em Consultoria e Assessoria Linguística (PUCRS).

Publicado

2016-08-09

Como Citar

Castro, J. B. P. de, Mattos, R. da S., Passos, M. D. dos, Aquino, F. S. D. de, Retondar, J. J. M., & Machado, A. dos S. (2016). ALIMENTAÇÃO, CORPO E SUBJETIVIDADES NA EDUCAÇÃO FÍSICA E NA NUTRIÇÃO: O RANÇO DA ADIPOSIDADE E A ASCENSÃO DOS MÚSCULOS. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 11(3), 803–824. https://doi.org/10.12957/demetra.2016.21995