ESTADO NUTRICIONAL, SINAIS CLÍNICOS DE CARÊNCIAS NUTRICIONAIS E VULNERABILIDADE SOCIAL ENTRE CRIANÇAS DO SEMIÁRIDO PARAIBANO
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.20064Palavras-chave:
Estado nutricional. Deficiências Nutricionais. Crianças. Pobreza.Resumo
Objetivo: analisar o estado nutricional antropométrico e sinais clínicos de carências nutricionais segundo condições socioeconômicas de crianças com idade entre 0 e 9 anos matriculadas em creches e escolas públicas municipais de Cuité, Paraíba. Metodologia: Estudo transversal com amostra por conveniência composta por 629 crianças. Coletou-se informações sociais da família, classificadas segundo linha da pobreza. Foram aferidas medidas antropométricas e realizada semiologia nutricional, para determinação do estado nutricional. Resultados: O excesso de peso prevaleceu sobre o baixo peso em ambos os grupos de renda. Verificou-se a presença de 3 a 5 sinais de alterações clínicas relacionadas às carências nutricionais em cerca de 20% das crianças que conviviam com famílias acima e abaixo da linha da pobreza. Entretanto, entre as crianças que apresentaram de 3 a 5 sinais carenciais e estavam inclusas em famílias abaixo da linha da pobreza, observou-se maior percentual de déficit de peso (19,5%) do que de excesso (15,6%). Para as crianças de famílias acima da linha da pobreza com as mesmas alterações clínicas, a prevalência de excesso de peso (20%) revelou-se expressivamente maior que a de baixo peso (8,9%), mostrando a presença de sinais de carências nutricionais em crianças com características de peso opostas. Conclusão: Assim, para condições distintas de vulnerabilidade social pôde-se perceber a presença de uma dupla carga de doenças com origem na alimentação: o excesso de peso e carência de nutrientes específicos, o que é típico do processo de transição nutricional.
DOI: 10.12957/demetra.2016.20064
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.