Misturando Educação Popular e Gamificação para construção de uma plataforma digital de (trans)formação do cuidado da pessoa com obesidade: a experiência Teiker
Palabras clave:
Obesidade. Gamificação. Atenção Primária à Saúde. Formação profissional.Resumen
Introdução: A educação permanente em saúde é uma estratégia que demanda uma prática educativa inovadora, podendo ser estruturada com a utilização da abordagem freiriana apoiada nos princípios da Educação Popular, que pode orientar processos de formação e capacitação de profissionais e gestores de saúde no que concerne ao cuidado das pessoas com obesidade. Objetivo: Este artigo tem como objetivo compartilhar a experiência da utilização da educação popular e da gamificação na elaboração de uma plataforma digital de formação em saúde no âmbito da Atenção Primária em Saúde na Paraíba. Método: Trata-se de um relato de experiência fruto da Chamada CNPq/MS/SAS/DAB/CGAN nº 26/2018. Os módulos foram construídos ao longo de encontros presenciais para alinhamento da proposta e apropriação dos temas e com o surgimento da pandemia de covid-19, encontros virtuais, semanalmente. Resultados: Os resultados mostram a experiência Teiker, palavra inspirada no ato de cuidar, derivada do inglês take care, mas utilizando a fonética de origem indígena, os quais são apresentados a partir dos princípios da Educação Popular: Diálogo, inicialmente formado entre arte e ciência com o objetivo de transformar o cuidado em saúde voltado às pessoas com obesidade; Problematização e Construção compartilhada do conhecimento, considerando que experiência foi idealizada para diversos núcleos do saber: enfermagem, nutrição, fisioterapia, educação física e agentes comunitários de saúde; Amorosidade, no sentido de exercitar autonomia e refletir sobre o processo de libertação de quem se propõe aprender a respeito do cuidado da pessoa com obesidade; Emancipação e Autonomia, utilizando a gamificação, que tem como base a experiência LerAtos, em que o participante é naturalmente criativo e é denominado LeiAutor, incentivando-o a “ler” a si próprio, o outro, e o mundo, e a protagonizar sua transformação por essa leitura. Conclusão: Espera-se que a experiência possibilite reflexões acerca do cuidado da pessoa com obesidade e proporcione práticas efetivas de cuidado.
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