PENSADORES DA ALIMENTAÇÃO: TRABALHADORES DEBATEM SUAS DIFICULDADES PARA INCORPORAR PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS

Autores

  • Mariana Maia Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Michelle Cristine Medeiros da Silva
  • Karine Cavalcanti Mauricio de Sena Evangelista
  • Fernanda Rafaella de Melo Silva

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2016.16789

Palavras-chave:

Obesidade, Práticas Alimentares, Educação Alimentar e Nutricional, Promoção da Alimentação Saudável.

Resumo

As doenças crônicas não transmissíveis têm sido a causa de mais da metade dos óbitos no mundo, tendo, dentre várias outras doenças associadas, a obesidade. Um dos fatores para o aumento da obesidade são as práticas alimentares não saudáveis, e o objetivo deste trabalho foi realizar um diagnóstico educativo das dificuldades encontradas pelos funcionários do Hospital de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para incorporar práticas alimentares saudáveis no seu cotidiano. A alimentação envolve aspectos culturais, sociais, afetivos e sensoriais, fazendo com que as pessoas não se alimentem somente buscando nutrientes, mas também os significados dos alimentos escolhidos. Assim, uma intervenção de educação alimentar e nutricional deve incluir esses aspectos e também ser precedida por diagnóstico educativo, para cercar a questão da subjetividade humana intrínseca ao comer. Para traçar este diagnóstico educativo, foram dirigidas sessões de grupos focais, com os 14 sujeitos da pesquisa, visando obter os dados com base numa discussão focada em um tema específico. Como resultados podem-se elencar cinco categorias de dificuldades: “não há tempo”, “práticas alimentares arraigadas”, “falta de acesso a modos de vida saudáveis”, “o saboroso não é saudável” e “a dieta é sacrifício”. Portanto, as estratégias de educação alimentar nutricional devem ocorrer focadas no autocuidado, tendo a alimentação adequada como expressão de cidadania. Além disso, sugere-se que práticas de alimentação saudável sejam incentivadas e fomentadas no ambiente de trabalho.

DOI: 10.12957/demetra.2016.16789

Biografia do Autor

Mariana Maia Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Nutricionista graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com participação em projetos de extensão que utilizam as bases teórico-práticas da Educação Alimentar e Nutricional, como metodologia para promover hábitos alimentares saudáveis.

Publicado

2016-02-12

Como Citar

Melo, M. M., da Silva, M. C. M., Evangelista, K. C. M. de S., & de Melo Silva, F. R. (2016). PENSADORES DA ALIMENTAÇÃO: TRABALHADORES DEBATEM SUAS DIFICULDADES PARA INCORPORAR PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 11(1), 135–158. https://doi.org/10.12957/demetra.2016.16789

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE