ALIMENTAÇÃO, COMIDA E CULTURA: O EXERCÍCIO DA COMENSALIDADE

Autores

  • Romilda de Souza Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Centro de Ciências da Saúde e Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Grupo de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional. Francisco Beltrão - PR, Brasil.
  • José Ambrósio Ferreira Neto Universidade Federal de Viçosa Departamento de Economia Rural Viçosa - MG
  • Rita de Cássia Pereira Farias Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Viçosa - MG

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2015.16072

Palavras-chave:

Comensalidade, práticas alimentares, cultura.

Resumo

Este artigo, no formato de ensaio, apresenta uma reflexão conceitual sobre alimentação e cultura. Neste contexto, insere-se a discussão sobre a comensalidade e sua importância ao longo do processo histórico e social dos povos, apresentando o uso do fogo como importante fator cultural e social que potencializou a agregação, e também como peça central nas mudanças das práticas alimentares. Discutem-se, ainda, as dinâmicas de comensalidade, as práticas alimentares adotadas na contemporaneidade em suas conexões com o tradicional e o moderno. Traz a abordagem, a partir de alguns autores da antropologia e da sociologia da alimentação, a diferença entre alimento e comida – quando se trata de aspectos fisiológicos e automáticos, como atendimento à sobrevivência humana e o sentido dado pelo viés cultural – quando comer adquire também importância simbólica. Portanto, é na compreensão cultural e social da comida que este artigo se fundamenta. Trata-se daquele sentido em que, através das regras socialmente estabelecidas, criam-se vínculos com quem come e com as demais dinâmicas que envolvem a comensalidade.

DOI: 10.12957/demetra.2015.16072

 

Biografia do Autor

Romilda de Souza Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Centro de Ciências da Saúde e Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Grupo de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional. Francisco Beltrão - PR, Brasil.

Docente da UNIOESTE - PR

Centro de Ciências da Saúde

Segurança Alimentar

Antropologia da Aliementação

Antropologia e Sociologia Rural

José Ambrósio Ferreira Neto, Universidade Federal de Viçosa Departamento de Economia Rural Viçosa - MG

Sociólogo - Doutor em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade.

Docente da Universidade Federal de Viçosa- Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da UFV - Orientador de mestrado e doutorado.

 

Rita de Cássia Pereira Farias, Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Viçosa - MG

Doutora em Antropologia Social - Docente da Universidade Federal de Viçosa. Orientadora de mestrado e doutorado.

Publicado

2015-07-28

Como Citar

de Souza Lima, R., Ferreira Neto, J. A., & Pereira Farias, R. de C. (2015). ALIMENTAÇÃO, COMIDA E CULTURA: O EXERCÍCIO DA COMENSALIDADE. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 10(3), 507–522. https://doi.org/10.12957/demetra.2015.16072