REFLEXÕES SOBRE O MÉTODO ETNOGRÁFICO PARA APREENSÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO CAMPO DA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: NOTAS DE PESQUISA EM UMA COZINHA COMUNITÁRIA

Autores

  • Helisa Canfield de Castro Universidade Federal do Rio grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
  • Maria Eunice Maciel Universidade Federal do Rio grande do Sul Depto de Antropologia

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2015.15933

Palavras-chave:

alimentação, políticas públicas, etnografia, classes populares

Resumo

Esta comunicação propõe refletir sobre a pertinência do método etnográfico para a apreensão das políticas sociais no campo da Alimentação e Nutrição. Para tanto, parte-se de dados de uma pesquisa realizada em uma cozinha comunitária sediada em unidade de triagem e compostagem de resíduos (UTC) – popularmente conhecido como “lixão” – em um bairro da periferia de Porto Alegre-RS. Argumenta-se que o mérito desta pesquisa assenta-se no seu tradicional método, a etnografia, a qual envolve um conjunto de concepções e procedimentos que nos conduzirá ao ponto de vista dos grupos pesquisados através de um trabalho intensivo in loco. Procuraremos, primeiro, trazer algumas definições e caracterizações das políticas sociais que tratam da Segurança Alimentar e Nutricional, bem como do contexto etnográfico para em seguida, com base em algumas notas etnográficas, tentar elucidar, ainda que inicialmente, possíveis apropriações que os atores fazem sobre a cozinha comunitária e os demais programas ali executados. Sem pretensões de encerrar o debate, na parte final a arguição se dá em favor da pertinência do método para uma compreensão profunda dos sentidos dados a programas sociais e para a problematização das diferentes lógicas que habitam o contexto estudado, permitindo repensar criticamente as ações governamentais em torno do tema da SAN.

DOI: 10.12957/demetra.2015.15933

 

 

Biografia do Autor

Helisa Canfield de Castro, Universidade Federal do Rio grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é membro colaborador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Cultura e Alimentação (NEICA/UFRGS) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFRGS). Tem experiência na área de Nutrição Social e interesse nos aspectos culturais da alimentação com pesquisa junto a classes populares.

 

Maria Eunice Maciel, Universidade Federal do Rio grande do Sul Depto de Antropologia

Possui graduação em Ciências Sociais (1977), Especialização em História do Rio Grande do Sul (1979) e Mestrado em Antropologia Social (1984) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doctorat en Anthropologie Sociale - Université de Paris V (René Descartes) (1994). Em 2006 realizou um estágio de pós - doutorado com Margarita Xanthakou (CNRS / LAS, Laboratoire de Anthropologie Sociale) . Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua, principalmente, nos seguintes temas: identidade, imaginário e representações sociais; Modo de vida; cultura(s) popular (es) ; diversidade e patrimônio na sociedade contemporânea. Atualmente, suas pesquisas estão voltadas para a antropologia da alimentação e a diversidade ciultural. Participante das Redes Alimentação e Cultura (nacional) e CORPUS International Group for the Cultural Studies of the Body e ICAF International Commission on the Anthropology of Food (Internacionais).

Publicado

2015-07-28

Como Citar

de Castro, H. C., & Maciel, M. E. (2015). REFLEXÕES SOBRE O MÉTODO ETNOGRÁFICO PARA APREENSÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO CAMPO DA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: NOTAS DE PESQUISA EM UMA COZINHA COMUNITÁRIA. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 10(3), 523–537. https://doi.org/10.12957/demetra.2015.15933