ASPECTOS FONÉTICO-FONOLÓGICOS E MORFOSSINTÁTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

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Jefferson Evaristo do Nascimento Silva Alves
Marcia Gama da Silva Felipe

Resumo

Este texto pretende refletir sobre algumas questões que envolvem variação e mudança linguística, com implicações diretas no ensino de Língua Portuguesa. A dimensão social da língua promove uma diversidade linguística característica em qualquer nação. A reflexão que aqui propomos gira em torno de dois fenômenos de variação linguística bastante recorrentes na oralidade, uma no âmbito dos aspectos fonético-fonológicos, outra no âmbito da morfossintaxe, cuja realização, típica da modalidade oral da língua, apresenta reflexos no texto escrito. Assim, pretendemos demonstrar que tais ocorrências são recorrentes e, nesse sentido, devem apoiar um ensino analítico-crítico da língua portuguesa, contribuindo para a formação de um aluno reflexivo sobre sua própria prática.

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Como Citar
ALVES, Jefferson Evaristo do Nascimento Silva; FELIPE, Marcia Gama da Silva. ASPECTOS FONÉTICO-FONOLÓGICOS E MORFOSSINTÁTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 36, n. 36, 2020. DOI: 10.12957/cadsem.2020.55863. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55863. Acesso em: 7 out. 2024.
Seção
Dossiê: Ensino da língua portuguesa e variação

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