ASPECTOS FONÉTICO-FONOLÓGICOS E MORFOSSINTÁTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Jefferson Evaristo do Nascimento Silva Alves (IFF)
  • Marcia Gama da Silva Felipe (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadsem.2020.55863

Palavras-chave:

Variação, Mudança, Aspectos fonético-fonológicos, Aspectos morfossintáticos.

Resumo

Este texto pretende refletir sobre algumas questões que envolvem variação e mudança linguística, com implicações diretas no ensino de Língua Portuguesa. A dimensão social da língua promove uma diversidade linguística característica em qualquer nação. A reflexão que aqui propomos gira em torno de dois fenômenos de variação linguística bastante recorrentes na oralidade, uma no âmbito dos aspectos fonético-fonológicos, outra no âmbito da morfossintaxe, cuja realização, típica da modalidade oral da língua, apresenta reflexos no texto escrito. Assim, pretendemos demonstrar que tais ocorrências são recorrentes e, nesse sentido, devem apoiar um ensino analítico-crítico da língua portuguesa, contribuindo para a formação de um aluno reflexivo sobre sua própria prática.

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Publicado

2020-11-13

Como Citar

Alves, J. E. do N. S., & Felipe, M. G. da S. (2020). ASPECTOS FONÉTICO-FONOLÓGICOS E MORFOSSINTÁTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Caderno Seminal, 36(36). https://doi.org/10.12957/cadsem.2020.55863

Edição

Seção

Dossiê: Ensino da língua portuguesa e variação