ASPECTOS DISCURSIVO-PRAGMÁTICOS DA VARIANTE BRASILEIRA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo parte de uma reflexão teórico-metodológica de dois professores acerca da apresentação de alguns aspectos discursivo-pragmáticos da variante brasileira da língua portuguesa ensinada a falantes de Português no Brasil. A discussão começa por indicar brevemente alguns dos principais momentos da investigação sobre esses aspectos, de forma a situá-los no campo dos estudos da linguagem. Na sequência, são apresentadas algumas ponderações, com exemplos práticos e algumas inserções pedagógicas para o ensino dos fenômenos em questão. Os resultados apresentados indicam o campo dos aspectos discursivo-pragmáticos dessa variante como bastante produtivos no que diz respeito não só ao ensino dessa língua, como também à prática docente, sem deixar de considerar, também, a formação desses mesmos docentes.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.