A POESIA INFANTIL DE JOÃO KÖPKE POR CAMINHOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS

Conteúdo do artigo principal

Morgana de Medeiros Farias
Daniela Maria Segabinazi

Resumo

O manuscrito Versos para os pequeninos, escrito no século XIX, possivelmente entre os anos 1886 e 1897, pelo educador João Köpke, contém 24 poemas para crianças, estes que se aproximam do que conhecemos como poesia concreta. Essa obra esteve por muito tempo sob a tutela da família Köpke, sem ser conhecida e muito menos analisada pela comunidade acadêmica. Até então, tínhamos a ideia de que o autor destinava sua produção apenas a livros de leitura, estes que serviam para oferecer ensinamentos às crianças, fossem eles inseridos no âmbito escolar ou voltados aos valores éticos e morais que o período republicano solicitava. Foi através da Profa. Norma Ferreira, da Faculdade de Educação da Unicamp, que pudemos ter contato, apenas em 2017, com a obra citada, em edição fac-símile, esta que lhe serviu de objeto de estudo em sua tese de pós-doutorado. Deste modo, constatamos que o manuscrito foi bem produzido se considerarmos suas variadas esferas estéticas, desde o ritmo até as unidades semânticas, motivo pelo qual nos dispusemos a analisá-lo, objetivando conferir-lhe mais visibilidade, já que o mesmo ainda se encontra no anonimato. Para isso, lançamos mão de embasamentos teóricos, utilizando-nos de bibliografias como Alves (2016), Camargo (2017), Bosi (1988), dentre outros, bem como optamos pelo poema intitulado “Meu cavallo” para que pudéssemos propor uma metodologia eficaz de trabalho com o mesmo em sala de aula. Assim, aos poucos, acreditamos que é possível dar a João Köpke o reconhecimento devido.

Detalhes do artigo

Como Citar
de Medeiros Farias, M., & Segabinazi, D. M. (2020). A POESIA INFANTIL DE JOÃO KÖPKE POR CAMINHOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS. Caderno Seminal, 35(35). https://doi.org/10.12957/cadsem.2020.45717
Seção
Dossiê: Literaturas para crianças e jovens: teorias, metodologias e experiências didáticas e formativas
Biografia do Autor

Morgana de Medeiros Farias, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande; mestra e doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba. Atualmente trabalha como coordenadora pedagógica e professora de português.

Daniela Maria Segabinazi, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa (Licenciatura Plena) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1994), graduação em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1995); mestrado em Letras - Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2011), vinculado a área de Literatura, Cultura e tradução, linha de Estudos literários da Idade Média ao Século XIX. Atualmente integra o quadro de professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com dedicação exclusiva e é líder do grupo de pesquisa "Estágio, ensino e formação docente" (http://www.ufpb.br/geef). Também é membro do GT Literatura e Ensino, da ANPOLL. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Literatura infanto juvenil, literatura brasileira, ensino de literatura, estágio supervisionado e formação de professores; atuando principalmente nos seguintes temas: práticas pedagógicas, literatura e ensino, literatura infantil e juvenil, leitura e letramento literário.