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Diretrizes para Autores

NORMAS DE FORMATAÇÃO DE ORIGINAIS PARA SUBMISSÃO À PUBLICAÇÃO

ATENÇÃO:

Antes de realizar uma submissão, verifique seu perfil de usuário, mantendo-o atualizado e completo. Nunca utilize “Pronome de tratamento”. Não deixe, em hipótese alguma, de informar o seu ORCID, pois submissões de cujo autor não haja ORCID não serão admitidas. No “Resumo da Biografia”, insira os dados relevantes à sua formação e titulação, ao(s) seu(s) vínculo(s) institucional(is), à sua produção em sentido lato.

Os originais submetidos à avaliação para publicação devem respeitar, rigorosamente, as regras da revista. Caso contrário, a Editoria se reserva o direito de rejeitá-los sem os submeter à avaliação dos pares.

Ainda que admitido pela Editoria e aprovado pelos avaliadores, um artigo somente é publicado se a Editoria do número considerar relevante sua inclusão, tendo em vista o total de submissões aceitas e o volume máximo de textos por edição.

A simples submissão do artigo implica a cessão de seus direitos autorais à revista, não havendo, em qualquer hipótese, crime de apropriação por parte de seus editores.

Trabalhos em desconformidade com as normas não serão sequer enviados para avaliação, ficando, automaticamente, descartados, sem necessidade de esclarecimentos ao leitor.

FORMATAÇÃO

O texto, com um mínimo de 10 (dez) páginas e um máximo de 20 (vinte páginas), excetuando-se, nos casos em que houver, anexos a ele necessários, deve ser digitado em Word for Windows (.doc, .docx ou .rtf), em formato A4, 3cm nas quatro margens (inferior, superior, direita e esquerda), fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinhamento de 1,5, com recuo de 1,25 na primeira linha do parágrafo e alinhamento justificado.

Para adequação aos indexadores internacionais e ao sistema Qualis, inserir resumo (até 250 palavras ou 1500 caracteres sem contar espaços) e respectivas palavras-chave, na língua do texto (inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, conforme o caso). Também deve ser inserido um resumo em língua portuguesa.
Obs: Quando a língua utilizada no texto for portuguesa é obrigatório inserir também, no corpo do texto, o resumo em língua estrangeira!

As palavras-chave devem ser entre 3 e 6, com iniciais maiúsculas e separadas por ponto-e-vírgula.

O título do texto deve estar CENTRALIZADO, digitado em CAIXA ALTA, em fonte tamanho 14 negrito. Utilizar itálico apenas para referir título de livros (se referidos na composição) dentro do título do trabalho.

O nome do autor deve ser informado em documento à parte, em Word for Windows (.doc, .docx ou .rtf), em formato A4, 3cm nas quatro margens (inferior, superior, direita e esquerda), fonte Times New Roman, tamanho 12, sem endentação na primeira linha, espacejamento de entrelinhas simples. O texto deve ser escrito em parágrafo único, com as informações distribuídas uniformemente por períodos, contendo dados sobre (1º) sua formação (a partir do título mais alto, não incluindo Especializações nem Graduações; (2º) seus vínculos institucionais universitários (apenas a sigla da universidade, sem informações da unidade acadêmica, seguida da indicação de câmpus, quando necessário) e com agências de fomento (quando for o caso); (3º) níveis de atuação (Doutorado, Mestrado, Graduação) e áreas, subáreas ou especialidades (se julgar importante); (4º) produção bibliográfica mais significativa; (5º) participação em grupos de pesquisa, grupos de trabalho, núcleos ou centros de pesquisa ou estudos (quando julgar importante); (6º) link de página pessoal (quando houver) e (7º) endereço de e-mail para possíveis contatos.

Os títulos das seções (caso existam) devem ser digitados em CAIXA ALTA E NEGRITO, com fonte de tamanho 12, idêntico ao do texto.

Os títulos das subseções (caso existam) devem ser digitados em estilo FRASE: Inicial maiúscula e demais minúsculas, exceto em nomes próprios que também devem ter inicial maiúscula.

As citações com até três linhas devem ser digitadas no interior do texto (em um parágrafo de texto) ENTRE ASPAS, em fonte normal (SEM ITÁLICO), em tamanho 12. No final da citação, devem constar, entre parênteses, o sobrenome do autor, o ano e a(s) página(s) da publicação.

  • (MARQUES, 2001, p.23-24)
  • (MARQUES; GUIMARÃES, 2001, p.23-24)
  • (ROSAS, Apud SOUSA, 2013, p.135)

Atenção às aspas do texto original citado em parágrafo de corpo de texto (com até três linhas), que passam a aspas simples.

As citações com mais de três linhas devem ser DESTACADAS EM PARÁGRAFO ESPECIAL, com recuo de 4 cm à esquerda, em espaço simples, com fonte tamanho 10, sem aspas e sem recuo na primeira linha (sem endentação). A indicação da fonte deve ser feita do mesmo modo que nas citações em corpo de texto (com até três linhas), não devendo ser posto ponto após os parênteses.

Atenção a grifos do texto citado (palavras, expressões e trechos) que estejam sublinhados, em negrito ou em itálico serão assim mantidos, conforme o original.

Caso o autor do texto em construção opte por destacar palavras, expressões ou trechos do fragmento transcrito, deverá informar na referenciação da fonte citada.

  • (MARQUES, 2001, p.23-24 – grifo nosso)

Quando o nome ou sobrenome do autor for mencionado antes da citação, não deverá ser repetido após o excerto (trecho citado). Constará entre parênteses apenas o ano e a página de onde se extraiu o trecho transcrito (excerto).

  • Conforme Antônio Marques... (2001, p.23).
  • Kotler e Armstrong defendem... (2007, p.73-75).
  • Na opinião de Harrison, Newholm e Shaw... (2005).

Não usar, em hipótese algumaidem, ibidem nem op. cit.

A forma latina apud deve vir em itálico.

Palavras ou expressões-objeto (em menção) devem vir em itálico, assim como palavras estrangeiras de qualquer origem.

Na seção REFERÊNCIAS, ao final do texto, deverão ser listadas TODAS AS FONTES CITADAS NO TEXTO, em ordem alfabética do sobrenome do autor.

Em referências subsequentes de obras de um mesmo autor, seu nome deve ser substituído por 6 traços de sublinhado seguidos de ponto simples.

REFERÊNCIAS

BAKHTIN, Mikhail (1998). Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 4.ed. São Paulo: Hucitec.

______. (1998). “Formas de tempo e de cronotopo no romance”. In: Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 4.ed. São Paulo: Hucitec. p.211-362.

Atenção 1:

  • Nunca abreviar o(s) nome(s) do(s) autor(es) para evitar confusões entre pessoas com o(s) mesmo(s) sobrenome(s) e facilitar pesquisas sobre as obras referenciadas.
  • Somente indicar o(s) nome(s) do(s) tradutor(es) caso essa informação seja essencial para o artigo submetido.

GARCÍA, Flavio; BATALHA, Maria Cristina; MICHELLI, Regina (Orgs.) (2014). (Re)Visões do Fantástico: do centro às margens; caminhos cruzados. Rio de Janeiro: Dialogarts.

Atenção 2:

  • (Orgs.) ou (Eds.) ou (Sel. e Notas) etc.

PEEI, Alketa (2007). “Reforma regulatória brasileira dos anos 90 à luz do modelo de Kleber Nascimento”. Revista de Administração Contemporânea, 11(1), 11-30.

PORTER, Michael (1981). “The contributions of industrial organization to strategic management”. The Academy of Management Review, 6(4), 609-620. In http://www.hbs.edu/faculty/Pages/item.aspx?num=4326
Acesso em 12.Jan.2011.

Atenção 3:

  • Citação adequada de webgrafia, na qual devem ser inseridos o link (endereço digital) e a data da consulta.

Evitar, ao máximo, as notas de rodapé, que devem ser usadas EXCLUSIVAMENTE para comentários indispensáveis ao desenvolvimento da exposição, nunca para citações bibliográficas.

ILUSTRAÇÕES

  • Se as houver, devem ser indicadas no texto, porém encaminhadas como anexos numerados seguindo a ordem que as indicará no interior do texto. Ex: Figura 1, Figura 2 etc.
  • Arquivos de imagem devem vir em PRETO E BRANCO com resolução de 300dpi.
  • Cada figura deverá ter um título que a identifique.
  • Quando usadas figuras de autoria externa, deve-se informar o crédito de autoria em nota de rodapé.

Se forem usadas TABELAS, estas devem seguir o PADRÃO SIMPLES e devem vir NUMERADAS e seguidas de título explicativo.

SIGLAS ou ABREVIATURAS. caso utilizadas, devem ser explicitadas em uma tabela.

Não deixar espaços em branco (toques na barra de espaços), ao longo do texto, à exceção do espaçamento único (um toque na barra de espaço), necessário entre palavras ou entre a pontuação utilizada e a palavra que vem a seguir.

Não deixar espaços em branco (toques na barra de espaço, sem digitação de caracteres), no início ou no final dos parágrafos.

Não deixar parágrafos em branco (sem texto).

Não numerar as páginas.

Não inserir cabeçalho nem rodapé.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A submissão de manuscritos deve atender aos critérios listados a seguir, pois, manuscritos que não estiverem de acordo com as normas serão desconsiderados.

  2. O perfil de usuário deve estar atualizado e completo, com o seu ORCID e o “Resumo da Biografia”, em que apareçam os dados relevantes à sua formação e titulação, ao(s) seu(s) vínculo(s) institucional(is), à sua produção em sentido lato.

  3. A contribuição deve ser, obrigatoriamente, original, inédita e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista.
  4. O artigo deve atender, ainda que tangencialmente, mas de maneira clara, à chamada do número a que foi submetido
  5. O artigo deve seguir as Normas de Formatação disponível em DIRETRIZES PARA AUTORES.
 

Declaração de Direito Autoral

Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.

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c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

 

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