O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição deve ser, obrigatoriamente, original e inédita, não estar sendo avaliada para publicação por outra revista e atender, explicita e claramente, à chamada para a qual esteja sendo submetida.
    Caso seja detectado plágio, a submissão será rejeitada, arquivada e organismos competentes serão informados sobre o plágio.

  • Publicam-se, prioritariamente, artigos de autoria de:
    1º) pesquisador-doutor integrante do quadro docente de Programa de Pós-Graduação;
    2º) pesquisador-doutor com vínculo empregatício junto a alguma universidade;
    3º) pesquisador-doutor que não se enquadre nos itens acima;
    4º) doutorando;
    5º) mestrando, em coautoria com o orientador (a excepcionalidade de coautoria com outro pesquisador requer autorização explícita do orientador, que deve ser carregada como documento suplementar à submissão);
    6º) graduando, vinculado à iniciação científica, em coautoria com o orientador (a excepcionalidade de coautoria com outro pesquisador requer autorização explícita do orientador, que deve ser carregada como documento suplementar à submissão);
    7º) mestre;
    8º) mestrando.

  • O artigo deve ser submetido na extensão “.pdf”, composto de:
    1. Título (na língua em que foi escrito; em língua inglesa, caso não haja sido escrito em inglês; e, obrigatoriamente, em língua portuguesa, caso não tenha sido escrito em língua portuguesa);
    2. Resumo (nas mesmas condições que o título);
    3. Palavras-chave, mínimo de 5 e máximo de 10 (nas mesmas condições que o título);
    4. Texto propriamente dito;
    5. Referências.

    ATENÇÃO:
    AO FINAL DO PROCESSO DE SUBMISSÃO, ALÉM DO TEXTO EM .PDF, UMA CÓPIA DO MESMO TEXTO, DEVERÁ SER POSTADO, COMO ARQUIVO SUPLEMENTAR, NA EXTENSÃO ".DOC" OU ".DOCX", ACRESCIDO DA(S) MINIBIOGRAFIA(S) DO(S) AUTOR(ES), APÓS AS REFERÊNCIAS, COM OS DADOS QUE SE PEDEM NO PRÓXIMO ITEM ABAIXO.

  • A minibiografia do(s) autor(es) deve inserida no documento de extensão do Word (“.doc” ou “.docx”), após as Referências, e dela devem constar:

    a. Nome que utiliza academicamente nas publicações;
    b. Titulação acadêmica em curso, caso haja, seguida da área/subárea e da instituição;
    c. Maior título acadêmico concluído, seguido da área/subárea, da IES e do ano de conclusão;
    d. Vínculos profissionais (limitados a universidades e institutos superiores, sem especificar unidades acadêmicas, categoria funcional ou disciplinas a que se vincula), podendo informar que aposentado;
    e. Vínculos ativos com agências de fomento;
    f. Participação ativa em grupos de pesquisa, grupos de trabalho, núcleos ou centros de pesquisa ou estudos, destacando a condição em que participa;
    g. Link de aceso ao CV_Lattes ou a outro currículo de acesso livre;
    h. ORCID iD;
    i. E-mail.

    CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A TABELA DE DADOS DOS AUTORES A SER PRENCHIDA, ela deve ser copiada e inserida ao final do texto.
  • O texto deve seguir o manual abaixo. O não cumprimento das normas pode implicar na rejeição automática do texto.

    CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O MANUAL DE PUBLICAÇÃO

AVALIAÇÃO DOS ORIGINAIS SUBMETIDO

A submissão de artigos deve seguir, rigorosamente, o “passo a passo”, respeitando-se as regras da revista. A gerência editorial da revista se reserva o direito de recusar e arquivar as submissões que não se deem em conformidade com o “passo a passo”.

Os textos das submissões não recusadas pela gerência editorial da revista seguem para uma primeira avaliação de admissibilidade, realizada pelo(a)s editore(a)s do dossiê temático, que, observando a não aderência do texto à ementa da chamada, também podem recusar e arquivar a submissão.

Apenas os textos que ultrapassem essas duas primeiras fases seguem para a avaliação cega ad hoc, em que o(a) avaliador(a) recomenda aceitação ou rejeição.

A decisão final de aceite ou rejeição é exclusiva do(a)s editore(a)s do dossiê temático, sem interferência da gerência editorial ou do(a)s avaliadore(a)s ad hoc.

A revista não divulga a integralidade ou parte dos pareceres emitidos, mas apenas a decisão final.