Construções ideológicas em práticas educativas de enfermagem com adolescentes [Ideological constructions in nursing education practices with adolescents] [Construcciones ideológicas en prácticas educativas de enfermería con adolescentes]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.9947Palavras-chave:
Enfermagem, educação em saúde, adolescente, estratégia saúde da família.Resumo
Objetivo: compreender a base ideológica presente nas práticas de enfermeiros com educação em saúde voltada para adolescentes. Método: desenvolveu-se estudo qualitativo, entre maio e julho/2012, utilizando o referencial teórico da Análise do Discurso Francesa, sob a leitura de Orlandi, realizado com 15 enfermeiros da estratégia saúde da família de município da região metropolitana de Fortaleza-CE, Brasil. Na produção dos dados, utilizou-se dinâmica de criatividade e sensibilidade; as falas produzidas durante as dinâmicas foram gravadas e transcritas, gerando a fonte primária do estudo. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Étca em Pesquisa conforme parecer nº 11584251-9. Resultados: na condição de opressores que não se destituem também do papel de oprimidos, os enfermeiros realizaram enunciações polissêmicas que desnudaram a proposição ideológica de uma educação em saúde opressora. Conclusão: assenta-se nessa situação o reconhecimento do enfermeiro como oprimido, que tenta se movimentar dentro dessa realidade assujeitada, mas que é subjugado pela condição de opressor.
ABSTRACT
Objective: to understand the ideological base present in the practices of nurses working in health education with adolescents. Method: using the theoretical framework of French Discourse Analysis as construed by Orlandi, this qualitative study examined fifteen Family Health Strategy nurses at a city in the Fortaleza metropolitan region of Ceará, Brazil from May to July 2012. Data production used creativity and sensitivity dynamics: dialogue produced during the dynamics was recorded and transcribed, generating the primary study source. The project was approved by the Research Ethics Commitee (No. 11584251-9). Results: as oppressors who neither renounce the role of oppressed, the nurses produced polysemous enunciations that revealed the ideological proposal of an oppressive health educaton. Conclusion: in this situaton, we take account in recognition of the nurses as oppressed, who try to move within this subjected reality, however overpowered by the oppressor’s condition.
RESUMEN
Objetivo: comprender las bases ideológicas presentes en las prácticas de enfermeros que trabajan en educación de salud voltada a adolescentes. Método: se ha desarrollado un estudio cualitativo, entre mayo y julio / 2012, utilizando el marco teórico del Análisis del Discurso francés, en la lectura de Orlandi, realizado junto a quince enfermeros de la estrategia de salud de la familia de la región metropolitana de Fortaleza-CE, Brasil. En la recopilación de los datos, se utilizó la dinámica de creatividad y sensibilidad; las declaracio- nes producidas durante la dinámica fueron grabadas y transcritas, generando la fuente primaria de estudio. El proyecto fue aprobado por el Comité de Étca en Investgación de acuerdo con el dictamen nº 11584251-9. Resultados: en la condición de opresores no se diferencian también del papel de oprimidos, los enfermeros realizaron expresiones polisémicas que señalaron la proposición ideológica de una educación en salud opresiva. Conclusión: se asegura en esa situación el reconocimiento del enfermero como oprimido, que trata de moverse dentro de esta realidad de sumisión, pero que es subyugado por la condición de opresor.
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