Construção e validação de um módulo educativo virtual para terapia tópica em feridas crônicas [Construction and validation of a virtual educational module for topical treatment of chronic wounds]
Palavras-chave:
Educação à distância, estudos de validação, enfermagem baseada em evidências, curativos [Education, distance, validation studies, evidence-based nursing, bandages]Resumo
Estudo descritivo exploratório que objetivou a produção e validação de um módulo educativo para terapia tópica em feridas crônicas a ser ministrado em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) a estudantes de enfermagem de uma universidade pública do interior do Estado de São Paulo. O desenvolvimento do módulo, entre 2009 e 2010, seguiu o ciclo para criação de um curso à distância através da web, que foi estruturado em unidades temáticas, a partir das recomendações das Diretrizes da Wound, Ostomy and Continence Nurses Society. O módulo foi submetido à validação, quanto aos aspectos pedagógicos e técnicos, por 13 especialistas e foi adequado conforme as sugestões. O módulo educativo para terapia tópica em feridas crônicas, implementado pelo AVA, tem o potencial para difundir diretrizes para a prática baseada em evidências e contribuir para a formação dos estudantes da área da saúde.
ABSTRACT
This exploratory descriptive study examined the development and validation of an educational module on topical therapy for chronic wounds, to be administered through a virtual learning environment to nursing students at a public university in São Paulo State. The module, developed between 2009 and 2010 following the cycle for on-the-web distance learning courses, was structured into thematic units based on Wound, Ostomy, and Continence Nurses Society Guidelines. It was then subjected to technical and pedagogical validation by 13 experts, and adjusted as necessary. Implemented through the virtual learning environment, this educational module on the topical treatment of chronic wounds has the potential to spread evidence-based practice guidelines, and contribute to the training of health science students.
RESUMEN
Estudio exploratorio descriptivo tuvo como objetivo la construcción y validación de un módulo educativo para terapia tópica en heridas crónicas que será ofrecido en ambiente virtual de aprendizaje (AVA) a estudiantes de enfermería en una universidad pública en el estado de São Paulo-Brasil. El desarrollo del módulo, entre 2009 y 2010, siguió el ciclo de creación de un curso a la distancia a través de la web. Fue estructurado en unidades temáticas a partir de recomendaciones de las Normas de la Wound, Ostomy and Continence Nurses Society. El módulo fue sometido a la validación, cuanto a los aspectos técnicos y pedagógicos, por 13 expertos y fue adecuado conforme las sugerencias. El módulo educativo para terapia tópica en heridas crónicas, implementado por el AVA, posee el potencial para difundir directrices para la práctica basada en evidencias y contribuir para la formación de los estudiantes del área de la salud.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).