Saúde ocular de escolares: atuação de enfermeiros [Schoolchildren’s eye health: nurses’ role] [Salud ocular de estudiantes: actuación de las enfermeras]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.15108Palavras-chave:
Acuidade visual, saúde ocular, saúde escolar, enfermagemResumo
Objetivo: capacitar e acompanhar o enfermeiro da estratégia de saúde da família na investigação de alteração visual em alunos da 1ª série do Ensino Fundamental. Método: estudo analítico transversal, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o CAAE: 0378.0.146.000-11, realizado em cinco escolas de um município do interior de São Paulo, em 2011. Foram capacitados sete enfermeiros. Para a coleta de dados, utilizou-se a Tabela de Snellen e um instrumento aplicado pelos enfermeiros. Resultados: a amostra foi composta por 143 alunos, com média da acuidade visual de 0,913 em ambos os olhos. Detectou-se durante a avaliação, sinais de alteração visual. Verificou-se significância entre a acuidade visual e a presença de sintomas, com valor de p≤0,05. Os enfermeiros encaminharam 38 (26,6%) alunos ao oftalmologista. Conclusão: os enfermeiros demonstraram competência na realização do exame e guiaram a tomada de decisão clínica, contribuindo significativamente para a detecção precoce de alterações visuais, que poderiam levar à repetência do aluno e a evasão escolar.
ABSTRACT
Objective: to train and accompany family health strategy nurses in investigating altered vision in first year primary school students. Method: in this cross-sectional study at five schools in a municipality in São Paulo State in 2011, after approval by the research ethics committee (CAAE: 0378.0.146.000-11), data were collected by seven specifically trained nurses using the Snellen Table and a data collection instrument. Results: the sample consisted of 143 students with mean visual acuity of 0.913 in both eyes. Signs of visual impairment were detected during the evaluation. A significant relation was found between visual acuity and the presence of symptoms (p ≤ 0.05). The nurses referred 38 (26.6%) of the students to the ophthalmologist. Conclusion: nurses demonstrated competence in performing the test, and guided clinical decision making, contributing significantly to early detection of altered vision, which could lead to student’s repeating a year or dropping out.
RESUMEN
Objetivos: formar y hacer seguimiento al enfermero de la estrategia de salud de la familia en la investigación de alteración visual en estudiantes de primer grado de la escuela primaria. Método: estudio transversal analítico, aprobado por el Comité Ético en Investigación bajo el CAAE: 0378.0.146.000-11 realizado en cinco escuelas de una ciudad del interior de São Paulo, en 2011. Se capacitaron siete enfermeros. Para la recolección de datos, se utilizó la tabla de Snellen y un instrumento aplicado por los enfermeros. Resultados: la muestra estuvo constituida por 143 estudiantes, con acuidad visual media de 0,913 en ambos ojos. Se detectó, durante la evaluación, signos de alteración visual. Se verificó significancia entre la acuidad visual y la presencia de síntomas en un valor de p ≤0,05. Los enfermeros encaminaron 38 (26,6%) alumnos a un oftalmólogo. Conclusión: los enfermeros demostraron dominio en la realización del examen y guiaron en la toma de decisiones clínicas, lo que contribuye significativamente a la detección temprana de las alteraciones visuales, contribuyendo significativamente para la detección precoz de alteraciones visuales, que podrían conducir los estudiantes a la repetición y a abandonos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).