[EM EDIÇÃO] O uso da simulação clínica no ensino técnico de enfermagem
Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Inovação Tecnológica, Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade, Técnicos de EnfermagemResumo
Objetivo: discorrer sobre o uso da simulação clínica na formação do nível técnico em enfermagem por meio da identificação, síntese e análise do conhecimento científico produzido e da descrição de um caso de uso da implantação da simulação no nível técnico. Método: estudo descritivo, exploratório, realizado em duas etapas: revisão de escopo e estudo de caso único da implantação do ensino técnico numa escola privada de ensino técnico de enfermagem, com dispensa de apreciação ética. Resultados: na revisão, observou-se que as práticas simuladas no ensino técnico incluem atividades executadas para procedimentos de pesquisa que não fazem parte do conteúdo programático e não têm sido utilizadas para fortalecer e ampliar a formação do profissional no país. O caso, demonstra que projetos bem estruturados e com apoio institucional, podem tornar o uso da simulação factível na formação dos profissionais de nível técnico de enfermagem, impactando, assegurando e fortalecendo o cuidado ao paciente. Conclusão: a simulação clínica é viável na formação de técnicos de enfermagem.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alessandra Mazzo, Adson Hugo Gonçalves Soares, Manoel Messias Teixeira Silva, Camila Picharillo, Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida, Marília Souto de Araújo, Rodolfo da Silva Freitas, Raphael Raniere de Oliveira Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).