Integrando a Teoria das Transições e a Teoria Fundamentada nos Dados para pesquisa/cuidado de enfermagem [Integrating Transitions Theory and Grounded Theory for nursing research and care]

Autores/as

  • Claudia Feio da Maia Lima Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • José Luis Guedes dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Aline Lima Pestana Magalhães Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Célia Pereira Caldas Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Alacoque Lorenzini Erdmann Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Iraci dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.19870

Palabras clave:

Teoria de enfermagem, pesquisa metodológica em enfermagem, pesquisa qualitativa, cuidados de enfermagem.

Resumen

Objetivo: apresentar uma estrutura teórica que possibilite a integração entre a Teoria das Transições e a Teoria Fundamentada nos Dados, como referencial para pesquisa e cuidado em enfermagem. Método: discorre-se sobre Teoria das Transições como referencial teórico e Teoria Fundamentada nos Dados como método de pesquisa qualitativa. Resultados: as conexões entre os referenciais estão nos pressupostos: transições são passíveis de compreensão e mudança, pela perspectiva de quem as vivenciam; as teorias focam as experiências humanas vividas; amostragem teórica na Teoria Fundamentada nos Dados inclui diferentes participantes para compreender as interações das transições; o modelo teórico-explicatvo da Teoria Fundamentada nos Dados representa e explica transições vivenciadas em determinado contexto. Conclusão: é possível a utlização da Teoria das Transições como referencial teórico para o desenvolvimento de uma Teoria Fundamentada nos Dados.

ABSTRACT

Objective: the artcle presents a theoretical framework the allows Transitions Theory and Grounded Theory to be integrated as a frame of reference for nursing research and care. Method: Transitions Theory is discussed as a theoretical framework and Grounded Theory, as a qualitative research method. Results: the connections between these references are the assumptions: from the perspective of those who experience them, transitions can be understood and changed; theories focus on lived human experience; theoretical sampling in Grounded Theory includes various participants in order to understand interactions in transitions; and the theoretical and explanatory model produced by Grounded Theory represents and explains transitions experienced in a given context. Conclusion: Transitions Theory can thus be used as a theoretical framework for development of a Grounded Theory.

RESUMEN

Objetivo: presentar una estructura teórica que permita la integración entre la Teoría de la Transición y la Teoría Fundamentada en los Datos como referencia para la investigación y los cuidados en enfermería. Método: se considera la Teoría de la Transición como marco teórico y la Teoría Fundamentada en los Datos como método de investigación cualitativa. Resultados: las conexiones entre las referencias están en las presuposiciones: transiciones son pasibles de comprensión y cambio, desde la perspectiva de quienes las experimentan; las teorías tienen enfoque en la experiencia humana vivida; muestreo teórico en la Teoría Fundamentada en los Datos incluye diferentes participantes para entender las interacciones experimentadas en las transiciones; el modelo explicativo teórico de la Teoría Fundamentada en los Datos representa y explica las transiciones experimentadas en determinado contexto. Conclusión: es posible usar la Teoría de las Transiciones como marco teórico para el desarrollo de una Teoría Fundamentada en los Datos.

Biografía del autor/a

Claudia Feio da Maia Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Enfermeira Gerontóloga. Mestrado em saúde do idoso pela UFBA, docente da UFRB na disciplina: Enfermagem na Atenção à Saúde do Idoso. Doutoranda em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem UERJ. Bolsista Faperj.Integrante do Grupo de Pesquisa Envelhecimento e Saúde UnATI-UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Rua Barão de São Francisco, 212, apt 106, Andaraí. CEP: 20560-032 - Rio de Janeiro, RJ. (21) 97980-4088.claudiafeiolima@yahoo.com.br

José Luis Guedes dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante do Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Políticas e Gestão do Cuidado e da Educação em Enfermagem e Saúde - GEPADES. Florianópolis, SC, Brasil.

Aline Lima Pestana Magalhães, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista CNPq. Integrante do Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Políticas e Gestão do Cuidado e da Educação em Enfermagem e Saúde - GEPADES. Florianópolis, SC, Brasil.

Célia Pereira Caldas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Enfermeira. Doutora em Enfermagem.  Professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Faculdade de Enfermagem, Departamento de Saúde Pública. Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Líder do Grupo de Pesquisa Envelhecimento e Saúde UnATI-UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Alacoque Lorenzini Erdmann, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora 1A do CNPq. Líder do GEPADES. Florianópolis, SC, Brasil.

Iraci dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós doutora em Filosofia da ciência em enfermagem-UFSC. Pesquisadora do Programa de Pós- Graduação da Faculdade de Enfermagem/UERJ. Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Líder do Grupo de Pesquisa /CNPq - Concepções teóricas para o cuidar em saúde e enfermagem. Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

Publicado

2016-10-31

Cómo citar

Lima, C. F. da M., Santos, J. L. G. dos, Magalhães, A. L. P., Caldas, C. P., Erdmann, A. L., & Santos, I. dos. (2016). Integrando a Teoria das Transições e a Teoria Fundamentada nos Dados para pesquisa/cuidado de enfermagem [Integrating Transitions Theory and Grounded Theory for nursing research and care]. Revista Enfermagem UERJ, 24(5), e19870. https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.19870

Número

Sección

Actualidades