[EM EDIÇÃO] Saúde de populações quilombolas: um estudo bibliométrico no contexto brasileiro
Palavras-chave:
Enfermagem, Política de Saúde, Quilombolas, Iniquidade em SaúdeResumo
Objetivo: analisar a produção científica sobre a saúde de populações quilombolas, com ênfase nos padrões temporais, instituições e periódicos mais atuantes, colaboração internacional e temas predominantes. Método: estudo bibliométrico realizado nas bases Scopus, Web of Science e PubMed, com análise de palavras-chave, títulos e resumos, com coleta de dados em março de 2025. Utilizou-se o Bibliometrix® para examinar a evolução das publicações, identificar instituições e periódicos de destaque, colaborações internacionais e principais temas. Resultados: identificados 216 artigos publicados entre 2008 e 2024, com destaque aos periódicos Ciência & Saúde Coletiva e Cadernos de Saúde Pública. A Universidade Federal da Bahia e a Universidade Federal do Maranhão foram as mais produtivas. Os termos “Brasil”, “estudos transversais” e “quilombolas” foram recorrentes, com aumento para “saúde pública” e “etnia e saúde. Observou-se colaboração com instituições dos EUA e Canadá. Conclusão: evidenciou-se a necessidade de ampliar pesquisas que integrem perspectivas culturais e territoriais nas políticas de saúde para essa população.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Daniel Lemos Sores, Tatiane Gomes Guedes, Guilherme Guarino de Moura Sá, Lívia Maia Pascoal, Valesca Patriota de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).



