Fatores associados à autolesão não suicida de estudantes dos cursos da área da saúde em uma universidade brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2025.87907

Palavras-chave:

Estudantes, Educação Superior, Ideação Suicida, Autolesão não Suicida]

Resumo

Objetivo: investigar a associação da autolesão não suicida a fatores socioeconômicos, demográficos e comportamentais entre estudantes universitários dos cursos da área da saúde. Método: investigação quantitativa, transversal, com 251 alunos de uma instituição federal de ensino superior no sudeste brasileiro. Dados coletados entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020, por meio de questionário eletrônico. Resultados: a prevalência da autolesão não suicida foi de 44,22%. Estudantes homossexuais possuem maior vulnerabilidade para a autolesão não suicida. Apresentar ideação suicida e sintomas depressivos aumenta duas vezes as chances para o ato autolesivo. Ter histórico de tentativa de suicídio na família/amigos aumentou as chances para a autolesão não suicida. Conclusão: identificou-se que estudantes LGBT+ dos cursos da área da saúde apresentando ideação suicida e sintomas depressivos aumentou a vulnerabilidade para autolesão não suicida. Gênero feminino, cores da pele preta, parda e amarela, e período inicial do curso não foram associados à autolesão não suicida.

Biografia do Autor

Girliani Silva de Sousa, Universidade Federal de São Paulo

Enfermeira. Doutora em Ciências em Saúde. Professora Adjunta da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

Luís Antonio Batista Tonaco, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Pós-doutorando da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil.

Amanda Márcia dos Santos Reinaldo, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora titular da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil.

Maria Odete Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil.

Publicado

16.07.2025

Como Citar

1.
Sousa GS de, Tonaco LAB, Reinaldo AM dos S, Pereira MO. Fatores associados à autolesão não suicida de estudantes dos cursos da área da saúde em uma universidade brasileira. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 16º de julho de 2025 [citado 25º de julho de 2025];33(1):e87907. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/87907

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa