[EM EDIÇÃO] Competências para promoção da saúde sexual e reprodutiva na graduação em enfermagem
Palavras-chave:
Educação Baseada em Competências, Educação em Enfermagem, Promoção da Saúde, Saúde Sexual, Saúde ReprodutivaResumo
Objetivo: identificar como as competências para promoção da saúde sexual e reprodutiva têm sido incorporadas no ensino de graduação em enfermagem. Método: estudoqualitativo-temático, realizado de julho de 2021 a janeiro de 2023, em três universidades públicas cearenses. Para coleta de dados na dimensão documental, analisou-se os projetos pedagógicos das instituições e, na dimensão empírica, realizou-se entrevistas com 25 acadêmicos e acadêmicas de enfermagem. Resultados: com base no referencial teórico de competências para promoção da saúde sexual e reprodutiva, evidenciou-se que as mesmas estão presentes em 25 disciplinas, predominantemente direcionadas ao cuidado de enfermagem, corroborando com as falas dos entrevistados. Considerações Finais: ainda precisam ser incorporadas competências para resolução de problemas de saúde sexual e reprodutiva na perspectiva ética dialógica e interdisciplinar da formação, bem como utilizar estratégias de ensino-aprendizagem que promovam seu pleno desenvolvimento e aplicabilidade na práxis de futuros enfermeiros e enfermeiras.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Emanuelly Vieira Pereira, Samyra Paula Lustoza Xavier, Ana Lourdes de Freitas Almeida, Isadora Gomes Mendes, José Gerfeson Alves, Paulo Renato Alves Firmino, Ana Virgínia de Melo Fialho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).