[EM EDIÇÃO] Competências para promoção da saúde sexual e reprodutiva na graduação em enfermagem

Autores

Palavras-chave:

Educação Baseada em Competências, Educação em Enfermagem, Promoção da Saúde, Saúde Sexual, Saúde Reprodutiva

Resumo

Objetivo: identificar como as competências para promoção da saúde sexual e reprodutiva têm sido incorporadas no ensino de graduação em enfermagem. Método: estudoqualitativo-temático, realizado de julho de 2021 a janeiro de 2023, em três universidades públicas cearenses. Para coleta de dados na dimensão documental, analisou-se os projetos pedagógicos das instituições e, na dimensão empírica, realizou-se entrevistas com 25 acadêmicos e acadêmicas de enfermagem. Resultados: com base no referencial teórico de competências para promoção da saúde sexual e reprodutiva, evidenciou-se que as mesmas estão presentes em 25 disciplinas, predominantemente direcionadas ao cuidado de enfermagem, corroborando com as falas dos entrevistados. Considerações Finais: ainda precisam ser incorporadas competências para resolução de problemas de saúde sexual e reprodutiva na perspectiva ética dialógica e interdisciplinar da formação, bem como utilizar estratégias de ensino-aprendizagem que promovam seu pleno desenvolvimento e aplicabilidade na práxis de futuros enfermeiros e enfermeiras.

Biografia do Autor

Emanuelly Vieira Pereira, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Cuidados clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará. Docente da Universidade Regional do Cariri. Fortaleza, CE, Brasil.

Samyra Paula Lustoza Xavier, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Cuidados clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará. Docente da Universidade Regional do Cariri. Fortaleza, CE, Brasil.

Ana Lourdes de Freitas Almeida, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil.

Isadora Gomes Mendes, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil.

José Gerfeson Alves, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Doutorando em Cuidados clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará. Docente da Universidade Regional do Cariri. Fortaleza, CE, Brasil.

Paulo Renato Alves Firmino, Universidade Federal do Cariri

Estatístico. Mestre e Doutor em Engenharia de Produção. Docente da Universidade Federal do Cariri. Juazeiro do Norte, CE, Brasil.

Ana Virgínia de Melo Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Mestre e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil.

Publicado

30.06.2025

Como Citar

1.
Pereira EV, Xavier SPL, Almeida AL de F, Mendes IG, Alves JG, Firmino PRA, et al. [EM EDIÇÃO] Competências para promoção da saúde sexual e reprodutiva na graduação em enfermagem. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 30º de junho de 2025 [citado 27º de julho de 2025];33(1):e86756. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/86756

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa