Vivências de violência por pessoas idosas com transtorno mental sob a perspectiva da teoria fundamentada nos dados
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2025.85399Palavras-chave:
Idoso, Serviços de Saúde Mental, Transtornos Mentais, ViolênciaResumo
Objetivo: interpretar as vivências de pessoas idosas com transtorno mental em relação à violência e construir um diagrama teórico relacionado. Método: estudo qualitativo desenvolvido em um centro de atenção psicossocial e em um ambulatório de saúde mental, de janeiro a maio de 2023, com 32 participantes. Coleta e análise de dados foram pautadas na Teoria Fundamentada nos Dados. Resultados: emergiram cinco categorias: Compreendendo em que consiste a violência; Passando por situação de violência; Identificando a vulnerabilidade da pessoa idosa e o risco de violência; Considerando a realização da denúncia da violência; Propondo estratégias para redução da violência a contra a pessoa idosa com transtorno mental. Essas categorias, com suas subcategorias, propiciaram a construção do modelo teórico “Vivenciando a violência por pessoas idosas com transtorno mental”. Considerações finais: o estudo revela a necessidade do enfrentamento da violência contra a pessoa idosa com transtorno mental de maneira integral, para um envelhecimento ativo e saudável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fernanda Vieira Gimenez, Maria José Sanches Marin, José Cláudio Simão, Márcia Aparecida Padovan Otani, Miriam Fernanda Sanches Alarcon, Fabiana Veronez Martelato Gimenez

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).