Plantas medicinais entre Agentes Comunitários de Saúde Ribeirinhos: conhecimento, uso, forma de preparação e indicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.78314

Palavras-chave:

Região Amazônica, População Rural, Agentes Comunitários de Saúde, Plantas Medicinais

Resumo

Objetivo: descrever conhecimento, uso, forma de preparação, indicação para problemas de saúde de plantas medicinais entre Agentes Comunitários de Saúde ribeirinhos. Método: estudo descritivo, transversal, entre 117 Agentes Comunitários de Saúde Ribeirinhos, realizado entre agosto a novembro de 2018, sobre os hábitos de consumo de plantas medicinais, uso associado a medicamentos industrializados, aprendizado, parte utilizada, forma de preparação, indicação e problemas de saúde. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: as plantas medicinais mais utilizadas foram o Capim Santo (Cymbopogon citratus) (11,1%), Erva Cidreira (Melissa officinalis) (9,3%) e o Boldo (Vernonia condensata) (6,5%). Houve associação significativa entre consumo de plantas e faixa etária, escolaridade, problemas de saúde e plantas no quintal. Conclusão: o desenvolvimento de estratégias de promoção do conhecimento sobre plantas medicinais e seu uso adequado entre os ACS ribeirinhos, pode promover o autocuidado com a saúde nas áreas remotas da Amazônia brasileira.

Biografia do Autor

Mariana Paula da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Enfermeira. Especialista. Aluna do curso de mestrado. Universidade do Estado do Pará em associação ampla com a Universidade Federal do Amazonas. Manaus, AM, Brasil.

Rodrigo Silva Marcelino, Universidade Federal do Amazonas

Enfermeiro. Aluno do curso de mestrado. Universidade do Estado do Pará em associação ampla com a Universidade Federal do Amazonas. Manaus, AM, Brasil.

Ananias Facundes Guimarães, Universidade Federal do Amazonas

Enfermeiro. Aluno do curso de mestrado. Universidade do Estado do Pará em associação ampla com a Universidade Federal do Amazonas. Manaus, AM, Brasil.

Sulyane Ferreira da , Universidade Federal do Amazonas

Enfermeira. Especialista. Aluna do curso de mestrado. Universidade do Estado do Pará em associação ampla com a Universidade Federal do Amazonas. Manaus, AM, Brasil.

Marcelo Henrique da Silva Reis, Universidade Federal do Amazonas

Enfermeiro. Especialista. Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas. Manaus, AM, Brasil.

Jéssica Karoline Alves Portugal, Universidade Federal do Amazonas

Enfermeira. Especialista. Professora Adjunta. Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas. Manaus, AM, Brasil.

Paula Andreza Viana Lima, Universidade Federal do Amazonas

Enfermeira. Mestra. Professora Adjunta. Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas. Coari, AM, Brasil.

Abel Santiago Muri Gama, Universidade Federal do Amazonas

Enfermeiro. Doutor. Professor Adjunto. Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas. Coari, AM, Brasil.

Publicado

14.12.2023

Como Citar

Silva, M. P. da, Marcelino, R. S., Guimarães, A. F., Silva, S. F. da, Reis, M. H. da S., Portugal, J. K. A., … Gama, A. S. M. (2023). Plantas medicinais entre Agentes Comunitários de Saúde Ribeirinhos: conhecimento, uso, forma de preparação e indicação. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e78314. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.78314

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa