Perfil sociodemográfico e de saúde de idosos com sintomas depressivos [Sociodemographic and health profile of elderly patients with depressive symptoms] [Perfil sociodemográfico y de salud de ancianos con síntomas depresivos]
Palavras-chave:
Avaliação, depressão, idoso, prevalência [Evalution, depression, elderly, prevalence] [Evaluación, depresión, anciano, prevalencia]Resumo
Estudo quantitativo, do tipo descritivo-exploratório, com o objetivo de traçar o perfil sociodemográfico e de saúde de idosos com sintomas depressivos, residentes na área de abrangência de uma Unidade de Saúde da Família do município de Jequié - Bahia. A amostra foi composta por 125 idosos que foram submetidos à aplicação de formulário estruturado e à Escala de Depressão Geriátrica Abreviada, durante o período de outubro de 2009 a dezembro de 2010. Os resultados revelaram a prevalência de sintomas depressivos em 88,8% das pessoas idosas pesquisadas, que eram predominantemente do sexo feminino, de baixa renda e nível de escolaridade, com idades entre 60 e 69 anos e portadoras de patologias crônicas. O rastreamento de pessoas idosas em risco de depressão e a configuração de seu perfil sociodemográfico constituem subsídios importantes para o planejamento e a implementação de ações preventivas, de diagnóstico e de tratamento precoces da depressão.
ABSTRACT
Quantitative study, of descriptive-exploratory type aiming at describing the sociodemographic and health profile of elderly with depressive symptoms, living in the ranging area of a Family Health Unit of the municipality of Jequié-BA. The sample consisted of 125 elderly patients who underwent the application of a structured form and to the Short Geriatric Depression Scale, from October 2009 to December 2010. The results revealed the prevalence of depressive symptoms in 88.8% of the older people surveyed, who were predominantly female, of low income and education level, age group between 60 and 69 years old and suffering from chronic diseases. The screening of elderly people at risk of depression and the configuration of their demographic profile are an important support for planning and implementation of preventive actions, early diagnostic and treatment of depression.
RESUMEN
Estudio cuantitativo, del tipo descriptivo-exploratorio, con el objetivo de delinear el perfil sociodemográfico y de salud de ancianos con síntomas depresivos, que viven en el área de alcance de una unidad de salud de la família del municipio de Jequié-BA-Brasil. La muestra consistió de 125 ancianos que se sometieron a la aplicación de un formulario estructurado y a la Escala de Depresión Geriátrica Abreviada, desde octubre de 2009 hasta diciembre de 2010. Los resultados revelaron la prevalencia de síntomas depresivos en 88,8% de las personas ancianas encuestadas, que eran predominantemente del sexo femenino, de bajas renta y nivel educativo, grupo de edad entre 60 y 69 años y portadoras de enfermedades crónicas. La selección de las personas ancianas en situación de riesgo para depresión y la configuración de su perfil sociodemográfico son un apoyo importante para la planificación y la implementación de acciones preventivas, de diagnóstico y de tratamiento precoces de la depresión.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).