Hanseníase e COVID-19: repercussões na vida de pessoas afetadas e promoção de intervenções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.74198

Palavras-chave:

COVID-19, Assistência à Saúde, Hanseníase.

Resumo

Objetivo: analisar as repercussões da COVID-19 na vida das pessoas afetadas pela hanseníase e promover intervenções de enfrentamento aos problemas vivenciados pelos usuários. Método: estudo qualitativo do tipo pesquisa participante, realizado de dezembro de 2021 a junho de 2022 na região metropolitana de Recife em oito serviços de saúde de referência para hanseníase. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas, telemonitoramento e intervenções nos grupos de autocuidado com usuários acometidos pela hanseníase, e oficinas com profissionais e gestores. Resultados: observaram-se repercussões financeiras, no acesso aos serviços de saúde e na socialização dos usuários. As intervenções realizadas com usuários promoveram melhores práticas de conhecimento sobre a patologia, empoderamento e autocuidado. As oficinas com gestores e profissionais propiciaram a retomada e implementação de novos grupos de autocuidado. Conclusão: a COVID-19 trouxe repercussões na situação financeira, socialização e acesso a serviços de saúde, com piora da situação de vulnerabilidade social e isolamento, já presentes no contexto da hanseníase.

Biografia do Autor

Raphaela Delmondes do Nascimento, Universidade de Pernambuco

Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto Aggeu Magalhães – Fundação Oswaldo Cruz. Professora Adjunta na Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.

Danielle Christine Moura dos Santos, Universidade de Pernambuco

Enfermeira. Professora Associada e Livre Docente da Universidade de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.

Breno Augusto Rodrigues de Lima, Universidade de Pernambuco

Estudante. Graduando em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.

Larissa Maria Farias de Amorim Lino, Universidade de Pernambuco

Estudante. Graduanda em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.

Cássia Cibelle Barros de Albuquerque, Universidade de Pernambuco

Enfermeira. Mestranda do Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem na linha de pesquisa de Políticas e Práticas de Saúde e Enfermagem em Promoção à Saúde da Universidade de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.

Mariana Farias Gomes, Fundação Oswaldo Cruz.

Enfermeira. Mestre. Aluna do curso de doutorado em Saúde Pública pelo Instituto Aggeu Magalhães – Fundação Oswaldo Cruz. Recife, PE, Brasil.

Publicado

06.10.2023

Como Citar

Nascimento, R. D. do, Santos, D. C. M. dos, Lima, B. A. R. de, Lino, L. M. F. de A., Albuquerque, C. C. B. de, & Gomes, M. F. (2023). Hanseníase e COVID-19: repercussões na vida de pessoas afetadas e promoção de intervenções. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e74198. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.74198

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa