Dimensões da avaliação dos programas de residência em área profissional e multiprofissional
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.74184Palavras-chave:
Internato não Médico, Educação em Enfermagem, Avaliação de Programas e Projetos de Saúde, Educação de Pós-Graduação em EnfermagemResumo
Objetivo: realizar a autoavaliação dos Programas de Residência em Saúde Cardiovascular sob a ótica dos residentes em curso. Método: estudo observacional, transversal desenvolvido em hospital público cardiológico de São Paulo, cuja coleta foi realizada, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, por questionário junto aos residentes em curso, no segundo semestre de 2021. Resultados: residentes com idade média de 25,7 anos, mulheres, brancas, procedentes de São Paulo e região nordeste avaliaram sua satisfação relacionada às dimensões de Infraestrutura (74%), Organização didático-pedagógica (91,1%), Produção científica (92%) e Satisfação com o programa (92,4%). Verificou-se como ponto de melhoria a necessidade de investimentos em locais de repouso (79.5%), de convívio (70,5%), de estudo (15,9%), e em ações de educação permanente (27,3%) aos preceptores. Conclusão: o estudo possibilitou identificar prioridade de investimentos em infraestrutura e a necessidade de fortalecer a capacitação pedagógica dos preceptores fomentando o aprimoramento dos programas.
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Copyright (c) 2023 Daniel Kleber Santos Morijo, Rika Miyahara Kobayashi, Sérgio Henrique Simonetti

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