Dimensões da avaliação dos programas de residência em área profissional e multiprofissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.74184

Palavras-chave:

Internato não Médico, Educação em Enfermagem, Avaliação de Programas e Projetos de Saúde, Educação de Pós-Graduação em Enfermagem

Resumo

Objetivo: realizar a autoavaliação dos Programas de Residência em Saúde Cardiovascular sob a ótica dos residentes em curso. Método: estudo observacional, transversal desenvolvido em hospital público cardiológico de São Paulo, cuja coleta foi realizada, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, por questionário junto aos residentes em curso, no segundo semestre de 2021. Resultados: residentes com idade média de 25,7 anos, mulheres, brancas, procedentes de São Paulo e região nordeste avaliaram sua satisfação relacionada às dimensões de Infraestrutura (74%), Organização didático-pedagógica (91,1%), Produção científica (92%) e Satisfação com o programa (92,4%). Verificou-se como ponto de melhoria a necessidade de investimentos em locais de repouso (79.5%), de convívio (70,5%), de estudo (15,9%), e em ações de educação permanente (27,3%) aos preceptores. Conclusão: o estudo possibilitou identificar prioridade de investimentos em infraestrutura e a necessidade de fortalecer a capacitação pedagógica dos preceptores fomentando o aprimoramento dos programas.

Biografia do Autor

Daniel Kleber Santos Morijo, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Enfermeiro. Especialista em Enfermagem Cardiovascular pelo programa de residência do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, São Paulo, Brasil.

Rika Miyahara Kobayashi, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo, SP, Brasil.

Sérgio Henrique Simonetti, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Enfermeiro. Pós Doutorado pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia/USP. Doutor e Mestre em ciências pela EEUSP-EERP. Coordenador do Programa de Residência em Enfermagem Cardiovascular e Núcleo de Enfermagem do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Cardiovascular. Assessoria de Pesquisa da Divisão de Enfermagem do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

Publicado

12.12.2023

Como Citar

Morijo, D. K. S., Kobayashi, R. M., & Simonetti, S. H. (2023). Dimensões da avaliação dos programas de residência em área profissional e multiprofissional. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e74184. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.74184

Edição

Seção

Chamada “Atuação de Especialistas de Enfermagem nas Redes de Atenção à Saúde nacionais e internacionais”