Gestão do cuidado à pessoa idosa hospitalizada: perspectiva da enfermagem gerontológica
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.73411Palavras-chave:
Atenção Integral à Saúde, Hospitais, Cuidados de Enfermagem, Cuidado de Enfermagem ao Idoso Hospitalizado, Enfermeiras e EnfermeirosResumo
Objetivo: analisar a gestão do cuidado à pessoa idosa hospitalizada na perspectiva da enfermagem gerontológica. Método: estudo qualitativo, de natureza exploratória-descritiva, realizado entre os meses de maio e junho de 2022, por meio de entrevistas semiestruturadas com 18 enfermeiros não especialistas em gerontologia que atuam em serviços que atendem pessoas idosas em um hospital universitário do Rio de Janeiro. As entrevistas foram realizadas após a aprovação do Comitê de Ética, transcritas e submetidas à análise temático-categorial de Bardin. Resultados: os enfermeiros apresentam lacunas no conhecimento gerontológico, gerando insegurança na gestão do cuidado à pessoa idosa hospitalizada. Considerações finais: os enfermeiros generalistas ou especialistas em áreas do conhecimento diferentes da gerontologia demonstram limitações para a gestão do cuidado à pessoa com demandas gerontológicas. Faz-se necessária uma reestruturação curricular dos Cursos de Graduação em Enfermagem, bem como ampliar a inserção do especialista em enfermagem gerontológica nos espaços de internação com pacientes idosos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Esther Mourão Nicoli, Frances Valéria Costa e Silva, Celia Pereira Caldas, Luciana Guimaraes Saad, Cláudia Feio da Maia Lima, Miriam Marinho Chrizostimo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).