Cuidado cultural em região de fronteira: perspectiva de enfermeiros da atenção primária à saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.72771

Palavras-chave:

Enfermagem, Enfermagem Transcultural, Atenção Primária à Saúde, Áreas de Fronteira.

Resumo

Objetivo: conhecer a perspectiva de enfermeiros sobre cultura e cuidado cultural em município de fronteira e sua formação para realizar o cuidado culturalmente congruente. Método: estudo exploratório-descritivo, conduzido à luz da Teoria Transcultural do Cuidado. Realizadas entrevistas com 18 enfermeiros da atenção primária de Foz do Iguaçu-PR, entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021, submetidas à análise de conteúdo. Resultados: as categorias de análise mostraram que, para os enfermeiros, o indivíduo traz consigo sua cultura, apreendida em seu meio, ao nascimento e passa de geração em geração. Considerações finais: ser profissional em região de fronteira interfere na perspectiva das diferenças culturais, as quais se relacionam num processo de interculturalidade, tornando-se relevante conhecer a população, seus hábitos e crenças para preservá-los nas ações de cuidado. Enfermeiros migrantes na região do estudo buscam conhecer a população, seus hábitos e crenças para preservá-los nas ações de cuidado.

Biografia do Autor

Fabiana Paes Nogueira Timoteo, Faculdade Telos Educacional

Mestre em Saúde Pública em Região de Fronteira. Docente na Faculdade Telos Educacional, Campinas, SP, Brasil.

Rosane Meire Munhak da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Ciências. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e no Programa de Pós-graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campu Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil

Gisele Cristina Manfrini, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Enfermagem. Departamento de Enfermagem e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Maria Aparecida Baggio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Enfermagem. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteria e da Residência em Enfermagem Obstérica, Líder do Grupo de Pesquisa em Enfermagem Materno Infantil, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel, Paraná, Brasil.

Publicado

05.10.2023

Como Citar

Timoteo, F. P. N., Silva, R. M. M. da, Manfrini, G. C., & Baggio, M. A. (2023). Cuidado cultural em região de fronteira: perspectiva de enfermeiros da atenção primária à saúde. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e72771. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.72771

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa