Desenhar, escrever e contar: qualidade de vida da criança e adolescente com condição crônica
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.72594Palavras-chave:
Criança, Adolescente, Enfermagem Pediátrica, Doença Crônica, Qualidade de VidaResumo
Objetivo: compreender por meio da técnica Desenhar, escrever e contar como a condição crônica influencia na qualidade de vida infantojuvenil; e analisar o uso da técnica nessa população. Método: estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Participaram onze crianças e adolescentes com condição crônica entre sete e dezessete anos. A coleta de dados ocorreu mediante entrevista semiestruturada, com auxílio da técnica Desenhar, escrever e contar, em um Hospital público. Para análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo temática de Bardin. Resultados: emergiram três categorias que evidenciam diversas alterações na qualidade de vida dessa clientela, com destaque para o comprometimento físico, emocional e social que impacta nas de experiências que compõem a infância e a adolescência. A técnica Desenhar, escrever e contar foi um facilitador e enriqueceu a coleta de dados. Considerações finais: a técnica escolhida possibilitou identificar a qualidade de vida prejudicada da criança e adolescente com condição crônica.
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Copyright (c) 2023 Michelle Darezzo Rodrigues Nunes, Lívia Grazielle Benevides dos Santos, Thaís Rodriguez Pontes, Fernanda Machado Silva-Rodrigues, Liliane Faria da Silva, Sandra Teixeira Araújo Pacheco
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