A sobrecarga de cuidadores: como as características de idosos e seus cuidadores se articulam
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.71739Palavras-chave:
Idoso, Cuidadores, Esgotamento Profissional, Depressão, AnsiedadeResumo
Objetivo: analisar a associação entre as características de idosos e cuidadores e seus impactos na sobrecarga dos cuidadores. Método: em 2021, foram avaliados 50 pares de cuidadores informais e idosos pelo perfil sociodemográfico, de saúde, Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS), Entrevista de Sobrecarga de Zarit-Brief (ZBI-12) e informações sobre grau de dependência dos idosos para atividades básicas e instrumentais (ABVD e AIVD). Modelos de regressão avaliaram os escores ZBI-12 e HADS em função das características dos cuidadores e idosos assistidos. O protocolo de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: alta morbidade e dependência para ABVD foram significativamente associadas a maiores níveis de sobrecarga do cuidador. Essas características perderam significância quando ajustado o modelo por idade do cuidador, tempo que presta o cuidado e convivência com o idoso. Conclusão: esses resultados revelam a necessidade de intervenções para garantir suporte aos cuidadores quanto a diminuição da sobrecarga relacionada ao cuidado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gabriela Martins, Luana Aparecida da Rocha, Diana Quirino Monteiro, Gustavo Carrijo Barbosa, Anabel Machado Cardoso, Giuliana Duarte de Oliveira da Silva, Henrique Pott Junior, Aline Cristina Martins Gratão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).