A sobrecarga de cuidadores: como as características de idosos e seus cuidadores se articulam

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.71739

Palavras-chave:

Idoso, Cuidadores, Esgotamento Profissional, Depressão, Ansiedade

Resumo

Objetivo: analisar a associação entre as características de idosos e cuidadores e seus impactos na sobrecarga dos cuidadores. Método: em 2021, foram avaliados 50 pares de cuidadores informais e idosos pelo perfil sociodemográfico, de saúde, Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS), Entrevista de Sobrecarga de Zarit-Brief (ZBI-12) e informações sobre grau de dependência dos idosos para atividades básicas e instrumentais (ABVD e AIVD). Modelos de regressão avaliaram os escores ZBI-12 e HADS em função das características dos cuidadores e idosos assistidos. O protocolo de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: alta morbidade e dependência para ABVD foram significativamente associadas a maiores níveis de sobrecarga do cuidador. Essas características perderam significância quando ajustado o modelo por idade do cuidador, tempo que presta o cuidado e convivência com o idoso. Conclusão: esses resultados revelam a necessidade de intervenções para garantir suporte aos cuidadores quanto a diminuição da sobrecarga relacionada ao cuidado.

Biografia do Autor

Gabriela Martins, Universidade Federal de São Carlos

Gerontóloga pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da mesma instituição.

Luana Aparecida da Rocha, Universidade Federal de São Carlos

Mestre e Doutoranda em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Diana Quirino Monteiro, Universidade Federal de São Carlos

Doutora e Pós doutoranda em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Gustavo Carrijo Barbosa, Universidade Federal de São Carlos

Mestre e Doutorando em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Anabel Machado Cardoso, Universidade Federal de São Carlos

Gerontóloga pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Mestranda em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da mesma instituição.

Giuliana Duarte de Oliveira da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Gerontóloga pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Henrique Pott Junior, Universidade Federal de São Carlos

Doutor. Professor do Departamento de Medicina (DMed) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Aline Cristina Martins Gratão, Universidade Federal de São Carlos

Doutora. Professora do Departamento de Gerontologia (DGero) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Publicado

08.08.2023

Como Citar

Martins, G., Rocha, L. A. da, Monteiro, D. Q., Barbosa, G. C., Cardoso, A. M., Silva, G. D. de O. da, … Gratão, A. C. M. (2023). A sobrecarga de cuidadores: como as características de idosos e seus cuidadores se articulam. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e71739. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.71739

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa