Nível de ruídos na unidade neonatal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.71347

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Recém-Nascido, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, Ruído, Medição de Ruído.

Resumo

Objetivo: verificar os níveis de pressão sonora, a influência do turno e das ocorrências nesses níveis em uma unidade neonatal do Rio de Janeiro. Método: estudo longitudinal, exploratório, descritivo, com dados coletados entre novembro de 2021 e janeiro de 2022. As variáveis categóricas foram descritas por meio de frequências absoluta e relativa. A aderência à distribuição normal foi verificada pelo teste Shapiro-Wilk. Para a análise da associação entre variáveis de exposição e desfecho, utilizou-se teste Mann-Whitney e Kruskal Wallis. Considerou-se estatisticamente significativos resultados de p<0,05. Resultados: foram coletados 10.122 registros de decibéis e 56 eventos relacionados as atividades, que ocorreram predominantemente no período diurno . Houve variação de 38,6 a 93,1 decibéis (dB). Em 96,3% do período observado, os níveis de pressão sonora estiveram acima do recomendado. Na comparação entre os períodos, o noturno apresentou menores níveis (p=0,000). Conclusão: os níveis de pressão sonora registrados estão acima do recomendado para um ambiente seguro.

Biografia do Autor

Raila Neumann Pacheco, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira pós-graduada na Residência multiprofissional em Saúde da Mulher e da Criança. Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Maria Estela Diniz Machado, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Enfermagem. Professora associada da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Luciana Rodrigues da Silva, Univesidade Federal Fluminense

Doutora em Enfermagem. Professora adjunto da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Univesidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Eny Dorea Paiva, niversidade Federal Fluminense

Doutora em Enfermagem. Professora associada da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Ana Luiza Dorneles da Silveira, Universidade Federal Fluminense

VDoutora em Enfermagem. Professora adjunto da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Luciano Marques dos Santos, Universidade Estadual de Feira dee Santana

Professor Assistente do Curso de graduação em Enfermagem do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira dee Santana, Feira de Santana, BA, Brasil.

Publicado

12.12.2023

Como Citar

Pacheco, R. N., Machado, M. E. D., Silva, L. R. da, Paiva, E. D., Silveira, A. L. D. da, & dos Santos, L. M. (2023). Nível de ruídos na unidade neonatal. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e71347. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.71347

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa