Comunicação de adolescentes hospitalizados com a equipe de enfermagem: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.68547Palavras-chave:
Enfermagem, Adolescentes, Hospitalização, Comunicação.Resumo
Objetivo: conhecer as percepções dos adolescentes hospitalizados sobre sua comunicação com a equipe de enfermagem durante a internação. Método: revisão integrativa, incluindo as bases de dados PubMED, BVS, Psycinfo, Scopus e Web of Science. Aplicaram-se os descritores “Adolescent”, “Hospitalization”, “Nursing Care” e “Qualitative Research”. Resultados: selecionaram-se sete artigos. A comunicação empática é interpretada pelo adolescente como uma valorização de sua individualidade, transmitindo maior segurança. A comunicação com a enfermagem foi considerada desagradável em situações em que o profissional se comunicou de forma fria e autoritária. Os adolescentes percebem uma comunicação disciplinadora por parte da equipe de enfermagem; contudo, essa é vista por eles como necessária para o seu cuidado. Considerações finais: os adolescentes percebem nos profissionais de enfermagem uma comunicação individualizada, mas também um excesso de demandas da equipe que torna essa comunicação mais fria e distante. Torna-se fundamental a valorização dessa ferramenta, para se obter um cuidado qualificado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fernanda Cirne Lima Weston, Maria Eduarda Pedroso, Danielle Paz dos Santos, Ana Cristina Garcia Dias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).