Comunicação de adolescentes hospitalizados com a equipe de enfermagem: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.68547

Palavras-chave:

Enfermagem, Adolescentes, Hospitalização, Comunicação.

Resumo

Objetivo: conhecer as percepções dos adolescentes hospitalizados sobre sua comunicação com a equipe de enfermagem durante a internação. Método: revisão integrativa, incluindo as bases de dados PubMED, BVS, Psycinfo, Scopus e Web of Science. Aplicaram-se os descritores “Adolescent”, “Hospitalization”, “Nursing Care” e “Qualitative Research”. Resultados: selecionaram-se sete artigos. A comunicação empática é interpretada pelo adolescente como uma valorização de sua individualidade, transmitindo maior segurança. A comunicação com a enfermagem foi considerada desagradável em situações em que o profissional se comunicou de forma fria e autoritária. Os adolescentes percebem uma comunicação disciplinadora por parte da equipe de enfermagem; contudo, essa é vista por eles como necessária para o seu cuidado. Considerações finais: os adolescentes percebem nos profissionais de enfermagem uma comunicação individualizada, mas também um excesso de demandas da equipe que torna essa comunicação mais fria e distante. Torna-se fundamental a valorização dessa ferramenta, para se obter um cuidado qualificado.

Biografia do Autor

Fernanda Cirne Lima Weston, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Mestre em Psicologia. Enfermeira no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Brasil.

Maria Eduarda Pedroso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Brasil.

Danielle Paz dos Santos, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Porto Alegre, Brasil

Ana Cristina Garcia Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga. Pós-doutora. Professora Adjunta.  Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Brasil.

Publicado

12.06.2023

Como Citar

Weston, F. C. L., Pedroso, M. E., Santos, D. P. dos, & Dias, A. C. G. (2023). Comunicação de adolescentes hospitalizados com a equipe de enfermagem: revisão integrativa. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e68547. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.68547

Edição

Seção

Artigos de Revisão