Significados do trabalho para profissionais de enfermagem de um hospital de ensino

Autores

  • Joyce Mara Gabriel Duarte Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Ana Lúcia de Assis Simões Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2015.6756

Palavras-chave:

Trabalho, enfermagem, recursos humanos, administração de recursos humanos em hospitais [work, nursing, human resources, human resource administration in hospitals] [Trabajo, enfermería, administración de recursos humanos en hospitales]

Resumo

O trabalho ocupa papel central na vida das pessoas. Neste estudo, objetivou-se compreender os significados do trabalho para profissionais de enfermagem em um hospital de ensino. Trata-se de estudo de caso quantiqualitativo realizado em um hospital geral de ensino. Os participantes foram 35 profissionais: enfermeiros da equipe administrativa, coordenadores de enfermagem, enfermeiros assistenciais, técnicos e auxiliares de enfermagem. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, no período de maio a julho de 2012. Da análise de conteúdo temática das entrevistas emergiram as categorias: O trabalho na enfermagem − que abordou o gostar, o prazer e a satisfação, com destaque a características positivas do trabalho em enfermagem −; O contexto do trabalho − incluindo a descrição do trabalho como rotina, parte do cotidiano ou fonte de sobrevivência − e Desafios do trabalho − com referência às dificuldades e frustrações vivenciadas. A profissão de enfermagem necessita valorização, reconhecimento e estímulo à função de liderança.

 

ABSTRACT

Work is central to people’s lives. This quantitative and qualitative case study aimed to understand the meanings of work to nursing professionals at a general teaching hospital. The 35 participants were nurses from the administrative team, nursing coordinators, clinical nurses, nursing technicians and nursing assistants. Semi-structured interviews were carried out from May to July 2012. Thematic content analysis of the interviews yielded the following categories: work in nursing, addressing liking, pleasure and satisfaction, particularly highlighting positive characteristics of nursing work; the content of the work, including descriptions of the work as routine, part of daily life or a livelihood; and challenges of the work, with reference to the difficulties and frustrations experienced. The nursing profession needs appreciation, recognition and stimulus for leadership roles.

 

RESUMEN

El trabajo ocupa un papel central en la vida de las personas. Este estudio objetivó comprender los significados del trabajo para profesionales de enfermería en un hospital de enseñanza. Se trata de un estudio de caso cuantitativo y cualitativo realizado en un hospital general de enseñanza. Los participantes son 35 profesionales: enfermeros del equipo administrativo, coordinadores de enfermería, enfermeros asistenciales, técnicos y auxiliares de enfermería. Se han realizado entrevistas semiestructuradas, entre mayo y julio de 2012. Del análisis del contenido temático de las entrevistas han surgido las categorías: El trabajo en la enfermería, que abordó el gustar, el placer y la satisfacción, con destaque a las características positivas del trabajo en enfermería; El contexto del trabajo, incluyendo la descripción del trabajo como rutina, parte del cotidiano o fuente de supervivencia; y Retos del trabajo, con referencia a las dificultades y frustraciones vividas. La profesión de enfermería necesita valoración, reconocimiento y estímulo a la función de liderazgo.

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2015.6756

Biografia do Autor

Joyce Mara Gabriel Duarte, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Emfermeira. Mestre em Atenção à Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Ana Lúcia de Assis Simões, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Professora Associada no Centro de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Publicado

28.07.2015

Como Citar

Duarte, J. M. G., & Simões, A. L. de A. (2015). Significados do trabalho para profissionais de enfermagem de um hospital de ensino. Revista Enfermagem UERJ, 23(3), 388–394. https://doi.org/10.12957/reuerj.2015.6756

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa