Níveis de ruído em Unidade Terapia Intensiva Neonatal antes e após intervenção educativa [Noise levels in a Neonatal Intensive Care Unit before and after an educational intervention] [Niveles de ruido en una Unidad de Cuidados Intensivos Neonatales antes y después de una intervención educativa]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.67466Palavras-chave:
Enfermagem Neonatal, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, Ruído, Educação em Saúde [Neonatal Nursing, Intensive Care Units, Neonatal, Noise, Health Education] [Enfermería Neonatal, Unidades de Cuidado Intensivo Neonatal, Ruido, Educación em Salud]Resumo
Objetivo: comparar os níveis de ruído dentro de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal antes e após uma intervenção educativa. Métodos: estudo quase-experimental, tipo antes-depois, com único grupo, realizado no período de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021 em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de Minas Gerais. Amostra composta por 94 profissionais da equipe multiprofissional. A coleta de dados ocorreu em três etapas: medição do ruído pré-intervenção, realização de intervenção educativa e medição do ruído pós-intervenção. Realizou-se análise descritiva e o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: na primeira aferição a média do nível de ruído de todos os horários por área foi de 58, 5dB (Área A), 61,5dB (Área B) e 61,9dB (Área C), após a intervenção a média reduziu para 56,1dB (Área A), 57,4dB (Área B) e 57,3dB (Área C). Conclusão: o nível de ruído após a intervenção foi menor, embora ainda acima do recomendado.
ABSTRACT
Objective: to compare noise levels in a Neonatal Intensive Care Unit before and after an educational intervention. Methods: Quasi-experimental, before-after type study of a single group was conducted from December 2020 to February 2021 in a Neonatal Intensive Care Unit in Minas Gerais with a sample of 94 personnel of the multidisciplinary team. Data were collected in three stages – pre-intervention noise measurement, educational intervention, and post-intervention noise measurement – and were examined by descriptive analysis. The study was approved by the research ethics committee. Results: at the first measurement, mean noise level at all times, by area, was 58.5dB (Area A), 61.5dB (Area B), and 61.9dB (Area C). After the intervention, the means decreased to 56.1dB (Area A), 57.4dB (Area B), and 57.3dB (Area C). Conclusion: noise levels after the intervention were lower, although still above recommended levels.
RESUMEN
Objetivo: Comparar los niveles de ruido dentro de una Unidad de Cuidados Intensivos Neonatales antes y después de una intervención educativa. Métodos: Estudio casi experimental, de tipo antes-después, con un solo grupo, realizado de diciembre de 2020 a febrero de 2021 en una Unidad de Cuidados Intensivos Neonatales de Minas Gerais. La muestra abarcó 94 profesionales del equipo multidisciplinario. La recolección de datos se llevó a cabo en tres etapas: medición de ruido antes de la intervención, realización de la intervención educativa y medición de ruido después de la intervención. Se realizó un análisis descriptivo y el Comité de Ética en Investigación aprobó el estudio. Resultados: En la primera medición, el nivel de ruido promedio en todos los horarios, por área, fue de 58.5dB (Área A), 61.5dB (Área B) y 61.9dB (Área C); tras la intervención, el promedio se redujo a 56.1dB (Área A), 57,4 dB (Área B) y 57,3 dB (Área C). Conclusión: el nivel de ruido tras la intervención fue inferior, aunque todavía por encima de lo recomendado.
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