Prática da telessimulação no ensino e aprendizagem em saúde: revisão de escopo [Tele-simulation in health teaching and learning: a scoping review] [Práctica de la telesimulación en la enseñanza y el aprendizaje en salud: revisión del alcance]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.67137

Palavras-chave:

Pessoal de Saúde, Estudantes de Ciências da Saúde, Educação à Distância, Treinamento por Simulação, Competência Clínica [Health Personnel, Students, Health Occupations, Education, Distance, Simulation Training, Clinical Competence]

Resumo

Objetivo: mapear a prática da telessimulação no ensino e aprendizagem em saúde para desenvolver competências clínicas. Método: revisão de escopo realizada conforme recomendações do Instituto Joanna Briggs e Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews, com busca realizada em novembro de 2021 em 13 fontes de informação. Resultados: dentre os 1901 estudos, 18 compuseram a amostra final. Elencaram-se duas categorias:  classificações da telessimulação e tendências contemporâneas na prática da telessimulação. Conclusões: identificou-se preponderância na adoção da telessimulação sincrônica e um equilíbrio entre a prática telessimulada observacional e móvel. Os cenários abrangem o manejo de pacientes graves, na avaliação das habilidades afetivas do profissional médico. O design instrucional abrange as etapas de preparação, participação e teledebriefing, com o apoio de simuladores de alta fidelidade e plataformas de videoconferência para transmissão.

ABSTRACT

Objective: to map the practice of tele-simulation in health teaching and learning to develop clinical competences. Method: this scoping review followed the recommendations of the Joanna Briggs Institute and Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses Extension for Scoping Reviews in a search of 13 information sources in November 2021. Results: of the 1901 studies found, 18 composed the final sample. Two categories were developed: classifications of tele-simulation; and contemporary trends in the practice of tele-simulation. Conclusions: tele-simulation was found to be predominantly synchronous and there was a balance between observational and mobile tele-simulation. The scenarios ranged from management of seriously ill patients to evaluation of medical personnel’s affective skills. Instructional design stages comprised preparation, participation, and tele-debriefing, supported by high-fidelity simulators and videoconferencing platforms for transmission.

RESUMEN

Objetivo: mapear la práctica de la telesimulación en la enseñanza y el aprendizaje de la salud para el desarrollo de habilidades clínicas. Método: revisión del alcance realizada según recomendaciones del Instituto Joanna Briggs y Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews, cuya búsqueda fue realizada en noviembre de 2021, en 13 fuentes de información. Resultados: entre los 1901 estudios, 18 conformaron la muestra final. Se enumeraron dos categorías: clasificaciones de telesimulación y tendencias contemporáneas en la práctica de la telesimulación. Conclusiones: se identificó una preponderancia en la adopción de telesimulación sincrónica y un equilibrio entre la práctica de telesimulación observacional y móvil. Los escenarios abarcan el manejo de pacientes críticos, en la evaluación de las habilidades afectivas del profesional médico. El diseño instruccional cubre las etapas de preparación, participación y teledebriefing, contando con el apoyo de simuladores de alta fidelidad y plataformas de videoconferencia para la transmisión.

Biografia do Autor

Fabiana Cristina Pires Bernardinelli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Aluna do programa de doutorado.  Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, Brasil.

Juliana da Silva Garcia Nascimento, Universidade de Uberaba

Enfermeira. Professora do curso de enfermagem. Universidade de Uberaba. Uberaba, Brasil.

Kleiton Gonçalves do Nascimento, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeiro. Doutor. Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, Brasil.

Gustavo Correa de Amorim, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeiro. Especialista. Aluno do programa de mestrado. Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, Brasil.

Sheila Aparecida da Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Fisioterapeuta. Mestre. Aluna do programa de doutorado. Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, Brasil.

Suzel Regina Ribeiro Chavaglia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Phd. Professora Associada. Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, Brasil.

Publicado

30.12.2022

Como Citar

1.
Bernardinelli FCP, Nascimento J da SG, Nascimento KG do, Amorim GC de, Silva SA da, Chavaglia SRR. Prática da telessimulação no ensino e aprendizagem em saúde: revisão de escopo [Tele-simulation in health teaching and learning: a scoping review] [Práctica de la telesimulación en la enseñanza y el aprendizaje en salud: revisión del alcance]. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 30º de dezembro de 2022 [citado 6º de dezembro de 2024];30(1):e67137. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/67137

Edição

Seção

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