O trabalho de docentes universitários da saúde: situações geradoras de prazer e sofrimento [The work of college health sciences faculty: situations that cause pleasure and pain]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2015.6179Palavras-chave:
Docente, prazer-sofrimento, satisfação no emprego, saúde do trabalhador [Faculty, pleasure-suffering, job satisfaction, occupational health] [Docente, placer-sufrimiento, satisfacción en el empleo, salud del trabajador]Resumo
Pesquisa qualitativa, descritiva, que objetivou analisar as situações geradoras de prazer e sofrimento no trabalho de docentes da saúde de uma Universidade da Região Norte do Brasil. A coleta ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com 25 docentes de cinco faculdades do Instituto de Ciências da Saúde de uma Universidade Federal do Pará, no município de Belém, entre novembro de 2009 e fevereiro de 2010. A técnica utilizada foi a análise temática de conteúdo. Os resultados mostraram que o prazer advém do gostar da docência, do reconhecimento e dos bons resultados do trabalho realizado. O sofrimento provém da insuficiência da remuneração, da precariedade da infraestrutura e das dificuldades nas relações interpessoais. Conclui que as situações geradoras de prazer e de sofrimento se expressam dialeticamente no processo de trabalho dos docentes universitários da saúde e que gostar do que faz promove satisfação, ainda que as condições de trabalho causem sofrimento.
ABSTRACT
This qualitative, descriptive study examined situations that cause pleasure and suffering in the work of health studies faculty at a university in northern Brazil. Data were collected between November 2009 and February 2010, through semi-structured interviews of 25 teachers from five departments of the Institute of Health Sciences, Pará Federal University, Belém, and analyzed using thematic content analysis. The results showed that teachers’ pleasure at work derived from: enjoying teaching, gaining recognition for their work, and good results. Suffering at work stemmed from: inadequate pay, lack of equipment, and difficult interpersonal relationships. It was concluded that the situations that lead to pleasure and suffering are expressed dialectically in the work process of healthcare teachers, and that enjoying the profession provides satisfaction even though working conditions may cause suffering.
RESUMEN
Estudio descriptivo cualitativo, que tuvo como objetivo analizar las situaciones que generan placer y sufrimiento en el trabajo de los profesores del área de la salud de la Universidad del Norte de Brasil. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas semiestructuradas junto a 25 profesores de cinco facultades del Instituto de Ciencias de la Salud de la Universidad Federal de Pará en la ciudad de Belén, entre noviembre de 2009 y febrero de 2010. Se utilizó como técnica el análisis temático de contenido. Los resultados muestran que el placer proviene de gustarle la docencia, del reconocimiento y de los buenos resultados del trabajo realizado. El sufrimiento proviene de la insuficiencia de la remuneración, de la precariedad de la infraestructura y de las dificultades en las relaciones interpersonales. Se concluye que las situaciones que generan placer y sufrimiento se expresan dialécticamente en el proceso del trabajo de los docentes universitarios del área de la salud y que gustarle lo que se hace promueve satisfacción a pesar del sufrimiento causado por las condiciones de trabajo.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2015.6179
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).