Prevenção do pé diabético: práticas de cuidados de usuários de uma unidade saúde da família [Prevention of diabetic foot: care practices among users of a family health unit] [Prevención del pie diabético: prácticas de cuidados de usuarios de una unidad de salud de la familia]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.58551Palavras-chave:
Enfermagem, Atenção Primária à Saúde, Saúde da Família, Diabetes Mellitus, Pé Diabético.Resumo
Objetivo: conhecer as práticas de cuidados com os pés realizadas por usuários com Diabetes Mellitus atendidos em uma Unidade de Saúde da Família. Método: estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Foram entrevistados 12 usuários com diagnóstico de Diabetes Mellitus atendidos por uma Unidade Saúde da Família de um município do interior do Estado do Rio Grande do Sul (RS). Resultados: dentre os participantes predominaram mulheres, com ensino fundamental incompleto e baixa renda. Identificou-se cuidados importantes para a prevenção de lesão nos pés, que a maioria dos usuários não realizava, ou realizava incorretamente. Conclusão: Os usuários têm dificuldade em realizar os cuidados com os pés de forma correta e de associar que cuidados básicos são importantes para a prevenção de lesão nos pés.
ABSTRACT
Objective: to learn the foot care measures taken by users with Diabetes Mellitus treated at a Family Health Unit. Method: for this qualitative, descriptive study, twelve users with a diagnosis of Diabetes Mellitus attending a Family Health Unit in a town in Rio Grande do Sul State (RS) were interviewed. Results: the participants were predominantly women, had not completed lower secondary school and had little income. Important care for preventing foot injuries was identified, but was not performed or performed incorrectly by most users. Conclusion: users found it difficult to perform foot care correctly and to make the association that basic care is important to prevent foot injury.
RESUMEN
Objetivo: conocer las prácticas de cuidados de los pies que realizan los pacientes con Diabetes Mellitus atendidos en una Unidad de Salud de la Familia. Método: estudio descriptivo con enfoque cualitativo. Se entrevistaron a doce usuarios diagnosticados de Diabetes Mellitus, atendidos por una Unidad de Salud de la Familia en una ciudad del interior del Estado de Rio Grande do Sul (RS). Resultados: entre los participantes predominaron las mujeres, con educación primaria incompleta y bajos ingresos. Se percibió que la mayoría de los usuarios no realizó, o realizó incorrectamente, cuidados importantes para prevenir lesiones en los pies. Conclusión: los usuarios tienen dificultades para realizar correctamente los cuidados de los pies y para entender que los cuidados básicos son importantes para la prevención de lesiones en los pies.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).