Promoção da saúde na perspectiva de enfermeiros de atenção básica [Health promotion from the perspective of primary health care nurses] [Promoción de la salud en la perspectiva de enfermeros de atención primaria de salud]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.5816Palavras-chave:
promoção da saúde, atenção primária à saúde, enfermagem em saúde pública, sistema único de saúdeResumo
Objetivo: identificar a compreensão de enfermeiros da atenção básica do município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, acerca da promoção da saúde. Método: trata-se de uma pesquisa qualitativa. A coleta de dados deu-se por entrevistas entre março e abril de 2008, sendo entrevistadas 10 enfermeiras da atenção básica. Para o tratamento dos dados utilizou-se a proposta operativa de análise. Aprovada sob CAAE nº 0296.0.243.000-08 Resultados: as enfermeiras citam ações de transformação social, econômica, educacional e ambiental como exemplos de promoção da saúde, aproximando-se da amplitude do conceito. Verificou-se ainda que há desconhecimento e uma visão biologista sobre o tema. Mostrou-se fundamental o papel do profissional enfermeiro na intersetorialidade e na concretização da promoção da saúde. Conclusão: compreender a promoção da saúde é de inegável importância para o desenvolvimento de ações que visem à transformação da realidade, avançando na consolidação do Sistema Único de Saúde.
ABSTRACT
Objective: to identify primary health care nurses’ understanding of health promotion in the municipality of Santa Maria, Rio Grande do Sul. Method: this was a qualitative study. Data was collected by interviews of ten primary health care nurses, between March and April 2008, and treated according to the operative analysis proposal. The study was approved in CAAE No. 0296.0.243.000-08. Results: the nurses cite social change, economic, educational and environmental change actions as examples of health promotion, coming close to the scope of the concept. There was also found to be a lack of knowledge and biological view of the subject. The professional nurse’s role proved crucial in inter-sector relations and achieving health promotion. Conclusion: understanding health promotion is of undeniable importance to taking measures designed to change conditions and advance in establishing Brazil’s Unified Health Sys.
RESUMEN
Objetivo: identificar la comprensión de enfermeros de la Atención Primaria de Salud en la ciudad de Santa Maria, Rio Grande do Sul, sobre la promoción de la salud. Método: se trata de una investigación cualitativa. La recolección de datos se realizó a través de entrevistas, entre marzo y abril de 2008, en la que se han entrevistado a 10 enfermeras de la Atención Primaria. Para el tratamiento de los datos se utilizó la propuesta operativa de análisis. Fue aprobada bajo CAAE nº 0296.0.243.000-08. Resultados: las enfermeras mencionan acciones de transformación social, económica, educativa y ambiental como ejemplos de promoción de la salud, aproximándose de la amplitud del concepto. Se ha verificado también que existe un desconocimiento y una visión biologista acerca del tema. Se demostró que el papel del profesional enfermero es fundamental en la intersectorialidad y la concretización de la promoción de la salud. Conclusión: comprender la promoción de la salud es de importancia innegable para el desarrollo de acciones dirigidas a la transformación de la realidad, avanzando hacia la consolidación del Sistema Único de Salud.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).