Ensino sobre dermatite associada à incontinência subsidiado pela metodologia da problematização [Teaching about incontinence-associated dermatitis informed by problematization methodology] [La enseñanza sobre dermatitis asociada a la incontinencia subsidiada por la metodología de la problematización]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2019.43727Palavras-chave:
Cuidados de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Dermatite das fraldas, Segurança do PacienteResumo
Objetivo: avaliar de modo formativo um processo de intervenção educativa sobre dermatite associada à incontinência com profissionais de enfermagem de um hospital público. Método: estudo de intervenção educativa, com abordagem qualitativa, realizado em 2017, com sete profissionais da equipe de enfermagem do setor de clínica médica, de um hospital universitário da Região Centro-Oeste do Brasil. Investigada amostra não probabilística por conveniência. Os encontros foram gravados na sua totalidade em áudio e para tratamento dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Estudo aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: nos depoimentos foram identificadas as seguintes categorias temáticas: curiosidade epistemológica, pesquisa/investigação, avaliação e alegria. Conclusão: os participantes relataram ter compreendido o tema, bem como afirmaram que a condução dos encontros ocorreu de forma eficiente, alegre e dinâmica. Destaca-se que os profissionais realizaram discussão sobre o problema, mobilizando o grupo para reflexão e mudança das práticas de cuidados em saúde.
ABSTRACT
Objective: to evaluate as training a process of educational intervention on incontinence-associated dermatitis with nursing professionals from a public hospital. Method: qualitative, educational intervention study conducted in 2017 with seven internal medicine nursing professionals at a university hospital in the Midwest region of Brazil, using a non-probabilistic convenience sample. The meetings were recorded in their entirety in audio, and the data were treated using the content analysis technique. The study was approved by the research ethics committee. Results: the following thematic categories were identified: epistemological curiosity, research/investigation, evaluation, and joy. Conclusion: the participants reported having understood the subject, and stated that the meetings were conducted efficiently, cheerfully and dynamically. Note that the professionals discussed the problem, which mobilized the group to think about and change health care practices.
RESUMEN
Objetivo: evaluar de modo formativo un proceso de intervención educativa sobre dermatitis asociada a la incontinencia con profesionales de enfermería de un hospital público. Método: estudio de intervención educativa, con enfoque cualitativo, realizado en 2017, junto a siete profesionales del equipo de enfermería del sector de clínica médica, de un hospital universitario de la región del Centro Oeste de Brasil, siendo la muestra no probabilística por conveniencia. Todos los encuentros fueron grabados en audio y, para el tratamiento de los datos, se utilizó la técnica del análisis de contenido. Estudio aprobado por el Comité de Ética en Investigación. Resultados: por los testimonios, se identificaron las siguientes categorías temáticas: curiosidad epistemológica, encuesta/investigación, evaluación y alegría. Conclusión: los participantes relataron haber comprendido el tema, afirmaron que los encuentros fueron conducidos de forma eficiente, alegre y dinámica. Se resalta que los profesionales realizaron discusiones sobre el problema, movilizando al grupo para la reflexión y el cambio de las prácticas de cuidados en salud.
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