Abordagem do tema do aborto no ensino de graduação na perspectiva das enfermeiras recém-graduadas [Approaching the topic of abortion in undergraduate education from the perspective of newly graduated nurses] [Enfoque del tema del aborto en la enseñanza de graduación en la perspectiva de enfermeras recién graduadas]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2019.36835Palavras-chave:
Aborto, saúde da mulher, enfermagem, educação em enfermagemResumo
Objetivo: descrever a abordagem do tema do aborto no ensino da graduação e seus nexos com a formação crítica na perspectiva das enfermeiras recém-graduadas. Método: pesquisa qualitativa realizada com 26 enfermeiras recém-graduadas e matriculadas em programas de residência no município do Rio de Janeiro. As entrevistas individuais ocorreram no período de abril a julho de 2016, sendo analisadas pela hermenêutica-dialética e com base referencial de Paulo Freire. O estudo respeitou as normas éticas e obteve por comitê de ética. Resultados: a abordagem do tema do aborto na graduação é limitada, pois foi ensinado em poucos momentos e como morbidade do ciclo gravídico-puerperal. As enfermeiras se sentem despreparadas para assistirem as mulheres no aborto legal. Conclusão: o tema do aborto apresenta uma abordagem restrita para a formação da consciência crítico-reflexiva e parece favorecer a reprodução do senso comum sobre o aborto.
ABSTRACT
Objective: to describe the approach to the subject of abortion in undergraduate education and its relation with critical education from the perspective of newly graduated nurses. Method: qualitative study carried out with 26 newly graduated nurses and enrolled in residency programs in the city of Rio de Janeiro. Individual interviews took place from April to July 2016, being analyzed by dialectic hermeneutics and under Paulo Freire’s perspective. The study was approved by Ethics Research Committee. Results: The subject of abortion has a limited approach in undergraduate education. It was taught in few moments and as morbidity factor during pregnancy-puerperal cycle. Nurses feel unprepared to assist women in legal abortion. Conclusion: the restricted approach to the topic of abortion means a poor contribution to a critical-reflexive awareness and seems to favor the reproduction of common sense about abortion.
RESUMEN
Objetivo: describir el enfoque del tema del aborto en la enseñanza de la graduación y sus nexos con la formación crítica en la perspectiva de las enfermeras recién graduadas. Método: investigación cualitativa realizada con 26 enfermeras recién graduadas y matriculadas en programas de residencia en el municipio de Rio de Janeiro. Las entrevistas individuales ocurrieron en el período de abril a julio de 2016, siendo analizadas por la hermenéutica dialéctica y con base referencial de Paulo Freire. El estudio respetó las normas éticas y fue aprobado poor comite de ética. Resultados: el abordaje del tema del aborto en la graduación es limitado, pues fue enseñado en pocos momentos y como morbilidad del ciclo embarazo-puerperio. Las enfermeras se sienten despreparadas para asistir a las mujeres en el aborto legal. Conclusión: el tema del aborto presenta un abordaje restringido para la formación de la conciencia crítico-reflexiva y parece favorecer la reproducción del sentido común sobre el aborto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).