DIÁLOGOS COM AS MASCULINIDADES POR MEIO DA PERSPECTIVA INTERCULTURAL E DA COEDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.74987

Palabras clave:

Educação Física, Educação Intercultural, Coeducação, Masculinidades, Desigualdades de gênero

Resumen

Este estudo buscou problematizar sentidos das masculinidades em discursos circulantes na Educação Física escolar, a partir do recorte de uma pesquisa mais ampla que discutiu as relações de gênero nas aulas de Educação Física por meio da perspectiva multi/intercultural. Além da utilização de uma perspectiva fundamentada na educação intercultural, destacamos também a dimensão da coeducação na problematização das questões de gênero nas aulas de Educação Física. Partimos do pressuposto que essas duas concepções em diálogo podem contribuir para a discussão e tensionamento das questões de gênero e, consequentemente, sobre o tema da masculinidade. Para tanto, recorremos a análise de um grupo de discussão com estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública e entrevista realizada com o professor de Educação Física da referida turma. Como descoberta relevante, identificamos a dominância dos meninos nos espaços de aula, o cerceamento dos meninos às meninas nas práticas realizadas em conjunto e, além disso, o sofrimento de meninos que não se enquadravam no modelo de masculinidade tóxica/hegemônica por não aderirem a tal modelo normativo. Em relação ao professor, identificamos percepções essencialistas acerca das construções das masculinidades e feminilidades e, em contrapartida, uma ênfase na importância da formação inicial e continuada de professores em abordar os temas gênero e sexualidade. Assim sendo, defendemos a ampliação de pesquisas sobre as masculinidades no campo da Educação, problematizando aspectos diversos das desigualdades de gênero, como também de danos causados a meninos e jovens pela incorporação nociva da masculinidade tóxica/hegemônica.

Biografía del autor/a

Ana Paula da Silva Santos, Prefeitura Municipal de Duque de Caxias - RJ

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RIO). Professora de Educação Física na educação básica no município de Duque de Caxias- RJ; Professora dos cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu em Pedagogia e Educação Física da Universidade Estácio de Sá.

Leandro Teofilo de Brito, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD-UFRJ)

Publicado

2023-06-26

Cómo citar

Santos, A. P. da S., & Brito, L. T. de. (2023). DIÁLOGOS COM AS MASCULINIDADES POR MEIO DA PERSPECTIVA INTERCULTURAL E DA COEDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. E-Mosaicos, 12(29), e-74987. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.74987

Número

Sección

ARTIGOS