DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: APONTAMENTOS E INQUIETAÇÕES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.62540

Palabras clave:

Ambiente Virtual de Aprendizagem, Colégio de Aplicação, Ensino Remoto Emergencial, Pandemia, Sala de Aula Virtual.

Resumen

A pandemia da Covid-19 provocou uma profunda transformação na prática educacional no mundo inteiro, com a suspensão das atividades presenciais e a adaptação do ensino às atividades remotas. Esse drama expôs e agravou os problemas da educação escolar no Brasil, alargando o fosso entre redes de ensino e alterando significativamente o desempenho dos estudantes e profissionais da educação. O critério econômico tornou-se ainda mais revelador das discrepâncias existentes no acesso à educação. Nesse cenário sombrio, com o recrudescimento da Covid-19 no país, milhares de docentes tiveram que ressignificar suas práticas, tendo como suporte as novas tecnologias, enquanto estudantes das redes públicas precisaram de apoio, além do pedagógico, para suprir suas necessidades materiais. A tecnologia, que ora se mostra como solução, é também o problema central nesse contexto, pois não fez parte da formação acadêmica de grande parte dos docentes e ainda é um item faltante para uma larga parcela dos estudantes das camadas mais populares. Desse modo, o presente estudo propõe uma reflexão sobre as adaptações decorrentes da pandemia no setor educacional, em especial, considerando a realidade do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco.

Biografía del autor/a

Erinaldo Ferreira Carmo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciência Política. Diretor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco.

Publicado

2021-12-21

Cómo citar

Carmo, E. F. (2021). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: APONTAMENTOS E INQUIETAÇÕES. E-Mosaicos, 10(25), 116–129. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.62540

Número

Sección

EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA - REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS INSTITUINTES