A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO DE CASO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.58168

Palabras clave:

Formação de Professores, Formação Continuada, Educação de Jovens e Adultos, Programa de Educação de Jovens e Adultos, Histórico do Programa de Educação de Jovens e Adultos

Resumen

O artigo é fruto de resultado de pesquisa do curso de pós-graduação lato sensu em Educação de Jovens Adultos (EJA) de uma instituição pública do Rio de Janeiro sobre a concepção de formação continuada de professores do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) da Prefeitura do Rio de Janeiro. Classificado como um estudo de caso, foi realizada uma revisão bibliográfica da formação de professores no Brasil e da formação específica para atuar na EJA. O PEJA foi caracterizado, através de sua origem, evolução e estrutura atual, além de explicar a formação continuada no PEJA, desenvolvida nos Centros de Estudos (CE’s). Para coleta de dados, realizou-se a aplicação de questionário, visando traçar um perfil das percepções dos profissionais acerca da formação continuada. Os dados coletados foram analisados de forma qualitativa. Considerou-se o indicativo para que os CE’s sejam mais valorizados como componentes do processo de formação continuada.

Biografía del autor/a

Rodrigo Rocha Lima, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Professor de Educação Física, formado em 2000 (UFRRJ). Especialista em Educação Física Escolar (UFF, 2007) e em Educação de Jovens e Adultos (IFRJ, 2019). Regente da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro desde 2000. Membro do Grupo de Estudos EJA CONSUPRA.

Elizabeth Augustinho, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Pedagoga e Professora da Educação Básica e SuperiorDoutoranda em Ensino de Ciências

Publicado

2023-06-26

Cómo citar

Lima, R. R., & Augustinho, E. (2023). A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO DE CASO. E-Mosaicos, 12(29), e-58168. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.58168

Número

Sección

ARTIGOS