AVANÇOS E IMPASSES DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO APÓS AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57601

Palabras clave:

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, políticas públicas de educação, participação popular

Resumen

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é fundamental na transformação econômica, política e cultural dos sujeitos, comunidades e sociedade. A partir deste olhar, o presente artigo tem como objetivo discutir os avanços e os impasses da política de educação implementada no Brasil após os 20 anos de aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A metodologia utilizada no estudo foi a pesquisa bibliográfica, o site do Ministério da Educação (MEC) e a análise documental de marcos legais da Educação de Jovens e Adultos. No caso brasileiro, todas as propostas contemporâneas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem ser olhadas a partir das Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos, Resolução CNE/CBE nº 01 de 2000, para que se possa ver os contextos em que estão inseridas desde o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso até o do atual presidente Jair Messias Bolsonaro. Nesse artigo, entendemos que no momento atual a modalidade EJA vem sendo enfraquecida vertiginosamente desde o nível federal ao estadual e o municipal, razões pelas quais observamos um processo contínuo de desqualificação da educação pública no Brasil.

Biografía del autor/a

Selma dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS

Doutoranda Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade

Membro do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Pedagógico – TSPPP

Membro do Núcleo de Pesquisa Formação de Professores – NUFOP/UEFS

Eduardo José Fernandes Nunes, Universidade do Estado da Bahia

Professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, Vice coordenador do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Pedagógico

Publicado

2021-09-28

Cómo citar

Santos, S. dos, & Nunes, E. J. F. (2021). AVANÇOS E IMPASSES DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO APÓS AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). E-Mosaicos, 10(24), 113–129. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57601