CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES À LUZ DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EJA

Autores/as

  • Francisco Josimar Ricardo Xavier UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE http://orcid.org/0000-0001-6376-2828
  • Pryscilla Teixeira Duarte Cardoso UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
  • Adriano Vargas Freitas UNIVVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57322

Palabras clave:

Diretrizes Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular, Educação de Jovens e Adultos, Currículos, Matemática

Resumen

A proposta central deste artigo é a de refletir sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), e sua influência sobre políticas públicas e implementações de currículo, focando a área da Matemática. Para isso, perfazemos um breve percurso de como as DCN e outros importantes documentos curriculares têm encaminhado o ensino na EJA. Como resultado, destacamos a existência de um afastamento da discussão sobre o ensino de Matemática na EJA em cursos de licenciaturas, e uma tentativa de apagamento do sentido de modalidade e das ideias pedagógicas voltada aos jovens, adultos e idosos, no texto da atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Concluímos enfatizando haver movimentos de perdas e ganhos no campo da educação voltada para estes estudantes, e que precisamos lutar por uma educação que seja entendida para além de uma política de garantia de direitos.

Biografía del autor/a

Francisco Josimar Ricardo Xavier, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense, UFF. Tem interesse em pesquisas nas áreas: Educação Matemática, Etnomatemática, Currículo e Práticas Pedagógicas na modalidade Educação de Jovens e Adultos, EJA. Integra o Grupo de Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GPEJA), do Instituto de Educação de Angra dos Reis IEAR/UFF e o Grupo de Etnomatemática da UFF (GETUFF)

Pryscilla Teixeira Duarte Cardoso, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Professora Universitária da Universidade Estácio de Sá desde 2018 e professora de Educação Infantil na Creche Educare Niterói desde 2017. Graduada pela Universidade Federal Fluminense (2013), Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Integrada AVM(2015) e Mestranda de Educação pela Universidade Federal Fluminense. Atuou como professora das Séries Iniciais no Colégio Pedro II de 2016 a 2018, como Arte Educadora em 2016 no programa 1001 Histórias com Arte e como agente de coordenação de turno na Prefeitura Municipal de Niterói de 2013 a 2015.

Adriano Vargas Freitas, UNIVVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Graduado em Matemática. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGEdu-UFF). Professor do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR-UFF). Desenvolve pesquisas relacionadas à Educação Matemática, Formação de Professores e Currículos direcionados a Educação de Jovens e Adultos. Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GPEJA)

Publicado

2021-09-28

Cómo citar

Xavier, F. J. R., Cardoso, P. T. D., & Freitas, A. V. (2021). CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES À LUZ DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EJA. E-Mosaicos, 10(24), 276–291. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57322