AS RELAÇÕES DE AMIZADE NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS PEQUENA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.50162

Palabras clave:

Amizade, criança, Educação infantil, infância, socialização.

Resumen

A criança durante toda a escolarização passa por vários processos de adaptação, a exemplo de novo ambiente e as novas relações sociais. Nesse sentido, o presente estudo tem o objetivo de discutir a amizade na infância e suas contribuições no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil. A partir desta ótica, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico sobre o tema, considerando a educação infantil e as crianças dessa faixa etária. A partir da perspectiva histórico-cultural foi possível observar que a criação de laços afetivos, denominados de amizade, podem contribuir para o processo de desenvolvimento infantil e auxiliar no ensino-aprendizagem, uma vez que eles se relacionam com o bem-estar social, adaptação e desenvolvimento cognitivo. Também observou-se lacuna de pesquisas brasileiras que contemplem a temática, assim estudos empíricos acerca da amizade na infância e suas implicações na aprendizagem poderão contribuir com a educação infantil.

Biografía del autor/a

Renan Gonçalves Barbosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista de Iniciação Científica UFMS/CNPQ.

Maria Luzia da Silva Santana, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora e Mestra em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS e compõe o quadro de docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAED/UFMS, na linha de pesquisa Processos Formativos, Práticas Educativas, Diferenças. É líder do grupo de estudo e pesquisa em Psicologia, Processos Educativos e Inclusão (PPEI/CNPq/UFMS). 

Publicado

2021-06-07

Cómo citar

Barbosa, R. G., & Santana, M. L. da S. (2021). AS RELAÇÕES DE AMIZADE NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS PEQUENA. E-Mosaicos, 10(23), 43–61. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.50162

Número

Sección

ARTIGOS